Não deixe subentendido – artigo do jornalista Hélio Júnior

Lulu diz que prefere “deixar subentendido”. Com o avanço da comunicação, esta tendência está cada vez mais ficando para trás

O processo básico de comunicação acontece entre o emissor e receptor, com a escolha do melhor meio para envio da mensagem. O que devemos evitar são os ruídos, as famosas falhas de comunicação que tanto causam problemas na vida pessoal, profissional, no mundo político e empresarial. Na bela canção “Apenas Mais uma de Amor”, Lulu Santos diz que prefere deixar subentendido. Com o avanço da comunicação, esta tendência, seja nas relações pessoas, profissionais, empresariais e políticas, está cada vez mais ficando para trás.

Mesmo tendo o meio adequado para comunicação e as partes envolvidas possuindo os códigos comuns, o significado, a recepção da mensagem dependerá dos valores, do momento e dos hábitos culturais de quem a recebe. O significado pode ser denotativo ou conotativo. Os problemas de comunicação vêm das conotações, ou seja, das interpretações. Saber dar e receber feedback é parte fundamental desse processo de comunicação. Na dúvida não devemos pressupor o que a outra parte quer dizer.

Leia mais:

A neura do follow up – por Patrícia Paixão
Novo marketing é plural e exige diferentes habilidades

Precisamos checar que o que está sendo dito é o que foi entendido. Na dúvida, pergunte. E continuando na dúvida, pergunte novamente. Este é um dos benefícios, especialmente da comunicação falada e precisa ser utilizada. Muitos problemas de comunicação poderiam ser evitados se a gente não fosse para a suposição. Muitas vezes temos a impressão de que o óbvio não precisa ser dito, mas o custo de checar se a mensagem foi bem recebida é muito menor do que o de remediar. Nos tempos de hoje, na famosa “Era da Comunicação”, não podemos deixar nada subentendido.

*Hélio Júnior. Jornalista e mestre em Comunicação.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Ventura mostra novidades no setor náutico e no agronegócio

Com novidades múltiplas para este ano, a Ventura, empresa sediada em Capitólio (MG) e que…

12 minutos ago

Roku Gin lança no Brasil projeto “The Best of Every Season”

Com diversas camadas de sabor e complexidade, Roku Gin é a tradução de suavidade e…

37 minutos ago

Na Bahia, Lojas Avenida inaugura 170ª unidade

Nesta quarta-feira, 8 de maio, Simões Filho, na Bahia, recebeu a Lojas Avenida de número…

45 minutos ago

Grau Social oferece mais de 1200 bolsas de estudo

No mês do trabalhador, surge uma grande oportunidade para quem busca ingressar no mercado de…

52 minutos ago

Estudo analisa investimento publicitário na TV no período do Dia das Mães

Estudo da Tunad, empresa de Inteligência de Mídia, aponta que os números preliminares de 2024,…

1 hora ago

Na Bahia, Lojas Avenida inaugura 170ª unidade

Simões Filho recebeu mais uma inauguração da Lojas Avenida, que visa a chegar a marca…

1 hora ago