OPINIÃO

Não subestime o impacto emocional que um líder pode provocar

lider - artigo
(Imagem: reprodução)

“O líder pode ser um grande protagonista nessa tarefa de inspirar, engajar e transformar a vida das pessoas”. Artigo de Erik Penna serve para todas as áreas — até no jornalismo

Você já parou para pensar no poder do “ARE”, expressão que o ex-vice-presidente do Walt Disney World Resort, Lee Cockerell, explica tão bem em seu livro denominado Criando Magia? Apreço, Reconhecimento, Estímulo, as três iniciais dessas palestras formam o ARE, algo que pode impactar a vida de um integrante da sua equipe. Você tem utilizado esses 3 quesitos para motivar e impulsionar os resultados da sua organização?

“Não é com mágica que se faz um bom trabalho, é com um bom trabalho que se faz mágica”. Com essas palavras de Lee Cockerell é possível entender como um grande líder pode revolucionar um departamento, uma empresa e até um mercado. Uma liderança excelente, inspira colaboradores que encantam clientes e, por sua vez, gera resultados extraordinários.

Leia mais:

Um concorrente pode copiar um produto ou um serviço que você faz, mas, se a sua vantagem competitiva for o atendimento encantador, aí será muito mais difícil alguém copiar. O líder pode ser um grande protagonista nessa tarefa de inspirar, engajar e transformar a vida das pessoas.

Cockerell apresenta no livro algumas estratégias desenvolvidas ao longo de uma vida na Disney. Destaco três delas a seguir:

  1. Todos são importantes. Mostre a importância que cada um tem no resultado. Saber o que faz e o impacto que isso tem lá na ponta se for feito com entusiasmo e assertividade. O líder deve cumprimentar e chamar pelo nome os componentes do time. E o fato de cada integrante se sentir escutado e ainda premiado por uma grande ideia apresentada e aplicada, é outra prática louvável numa liderança de alta performance.
  2. Faça da sua equipe sua marca registrada. Um gesto vale mais do que mil palavras. Lembro-me de uma ocasião, depois de ter completado os primeiros 30 dias quando trabalhava numa grande empresa de bebidas, entrei na sala do meu diretor e relatei que o pagamento não havia sido creditado na minha conta bancária e eu precisava pagar algumas contas. Ele me surpreendeu: abriu a carteira, fez um cheque e me disse que eu poderia devolver quando recebesse da empresa. Pude perceber não só a preocupação dele com os meus compromissos financeiros, mas, sobretudo, o apreço dele comigo. Nunca me esqueci dessa atitude e suei a camisa até o último dia nessa empresa. E todos na equipe o admiravam e entregavam o seu melhor sob o comando desse grande líder.

    “O líder deve cumprimentar e chamar pelo nome os componentes do time”

  3. Use combustível grátis. Estímulo a custo zero. Lee conta que, certa vez, enquanto trabalhava numa grande rede hoteleira, enviou uma carta para um colaborador que atuava na gestão de alimentos e bebidas do hotel. O conteúdo enfatizava a competência e importância dele para a organização e ressaltava que, se algum dia ele pensasse em deixar a empresa, que falasse antes com o líder. Depois de um tempo, Lee foi jantar na casa desse funcionário e viu a carta moldura na parede. Então ele percebeu como um gesto simples, de reconhecimento, que foi grátis e não levou nem 5 minutos para ser realizado, fez tanta diferença na vida de uma pessoa.

Outro dia, recebi um vídeo-depoimento de um ex-funcionário, relatando o quanto foi importante o momento em que eu entreguei a ele uma placa de vendedor revelação do ano. Isso foi em 2002 e, em 2019, ele ainda lembra e guarda com todo esmero. Ele era um vendedor iniciante e espetacular. Hoje, se tornou um líder empreendedor competente e respeitado no ramo da fotografia.

Para encerrar, Cockerell conta que, certa vez, recebeu uma carta de um cliente Disney que dizia: “Eu estava procurando a magia nos brinquedos. E descobri que sua equipe é a magia”.

***** ***** ***** ***** *****

Por Erik Penna. Palestrante, especialista em vendas e motivação, autor de 5 livros e mais de 1.000 palestras realizadas. Saiba mais sobre motivação e vendas em.

Tags

SOBRE O AUTOR

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR