Portal Comunique-se

“Não temos que saber as respostas, mas temos que fazer as perguntas certas”, diz Aldo Quiroga, da TV Cultura

nutra brasil - topo mega banner

À frente do programa ‘Matéria de Capa’, da TV Cultura, Aldo Quiroga não esconde a paixão pela reportagem. Com carreira que data os anos de 1990, o jornalista vê o trabalho do repórter em todos os momentos. “A reportagem é a alma do jornalismo. Seja qual for a função exercida no momento, a reportagem faz parte do dia a dia. Qualquer jornalista é repórter quando exerce, por exemplo, uma função básica a todos: checar a informação”, diz.

Autor de trabalhos que, certamente, ficarão para a história do jornalismo brasileiro, Aldo Quiroga explica que o principal é sempre pensar como repórter, ter na ponta da língua as seis perguntas do lead, “afinal, não temos que saber as respostas, mas temos que fazer as perguntas certas”, afirma o  profissional que, além de apresentador e repórter, é professor do curso de jornalismo da PUC de São Paulo.

Aldo Quiroga foi responsável pelo desenvolvimento do vídeo reportagem em 1996, na TV Cultura, e, assim, flagrou acontecimentos que marcaram o País, como a reintegração de posse na zona leste de São Paulo, num terreno da CDHU, que resultou na morte de três sem-teto, Crispim José da Silva, Geraci Reis de Moraes e Jurandir da Silva.

“Gravei a ação como vídeo repórter para o telejornal ‘60 Minutos’. Com minha câmera, registrei e narrei a morte de um dos sem-teto, o Jurandir da Silva. Ainda em início de carreira, o fato deu cor e cheiro, coisa que repórter de rua conhece bem, aos relatos distantes de abuso e despreparo policial para as questões sociais”, conta.

Apesar das mudanças ao longo dos anos, Aldo Quiroga acredita que novas tecnologias dão cada vez mais possibilidades para a presença do jornalista em todos os lugares. Para ele, no entanto, a essência do jornalismo é a reportagem como prática do questionamento a serviço do interesse público e isso não deve mudar nunca. “Quem não entende a importância da reportagem para o jornalismo, não sabe diferenciar um profissional de relações públicas de um jornalista profissional”, afirma.

Compartilhe

Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

nutra brasil - topo mega banner