Opinião

“Não temos que saber as respostas, mas temos que fazer as perguntas certas”, diz Aldo Quiroga, da TV Cultura

À frente do programa ‘Matéria de Capa’, da TV Cultura, Aldo Quiroga não esconde a paixão pela reportagem. Com carreira que data os anos de 1990, o jornalista vê o trabalho do repórter em todos os momentos. “A reportagem é a alma do jornalismo. Seja qual for a função exercida no momento, a reportagem faz parte do dia a dia. Qualquer jornalista é repórter quando exerce, por exemplo, uma função básica a todos: checar a informação”, diz.

Autor de trabalhos que, certamente, ficarão para a história do jornalismo brasileiro, Aldo Quiroga explica que o principal é sempre pensar como repórter, ter na ponta da língua as seis perguntas do lead, “afinal, não temos que saber as respostas, mas temos que fazer as perguntas certas”, afirma o  profissional que, além de apresentador e repórter, é professor do curso de jornalismo da PUC de São Paulo.

Aldo Quiroga foi responsável pelo desenvolvimento do vídeo reportagem em 1996, na TV Cultura, e, assim, flagrou acontecimentos que marcaram o País, como a reintegração de posse na zona leste de São Paulo, num terreno da CDHU, que resultou na morte de três sem-teto, Crispim José da Silva, Geraci Reis de Moraes e Jurandir da Silva.

“Gravei a ação como vídeo repórter para o telejornal ‘60 Minutos’. Com minha câmera, registrei e narrei a morte de um dos sem-teto, o Jurandir da Silva. Ainda em início de carreira, o fato deu cor e cheiro, coisa que repórter de rua conhece bem, aos relatos distantes de abuso e despreparo policial para as questões sociais”, conta.

Apesar das mudanças ao longo dos anos, Aldo Quiroga acredita que novas tecnologias dão cada vez mais possibilidades para a presença do jornalista em todos os lugares. Para ele, no entanto, a essência do jornalismo é a reportagem como prática do questionamento a serviço do interesse público e isso não deve mudar nunca. “Quem não entende a importância da reportagem para o jornalismo, não sabe diferenciar um profissional de relações públicas de um jornalista profissional”, afirma.

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

São Paulo vive bom momento em relação ao turismo no país

Dados divulgados pela prefeitura mostram que a capital irá encerrar o ano com maior desempenho…

13 horas ago

Turismo: 90% dos brasileiros planejam viajar no verão

Pesquisa da Booking ainda informa que os destinos domésticos são preferência. Diretor da Rede Nacional…

13 horas ago

Macke Consultoria movimenta R$ 2 bilhões em 2024

Em 2024, a Macke Consultoria movimentou cerca de R$ 2 bilhões em recursos para inovação,…

13 horas ago

Avène promove aula de proteção solar para alunos da CBVela

A aula abordou temas como a importância do cuidado com a pele na infância e…

13 horas ago

Tendências de casamento levam casais a economizar nas festas

Fazer os trabalhos de papelaria em casa, aumentar o prazo de preparo e chamar "poucos…

13 horas ago

Rio recebe a 12ª Tattoo Week, um dos maiores festivais de tatuagem do mundo

Com mais de 220 expositores, o festival acontece em janeiro e receberá profissionais reconhecidos, apresentará…

13 horas ago