A primeira jornalista profissional do Brasil

Narcisa Amália de Campos nasceu em 3 de abril de 1852. De São João da Barra, norte do estado do Rio de Janeiro, Narcisa foi a primeira mulher a se profissionalizar como jornalista no Brasil. Fundou, em 1884, o jornal quinzenal Gazetinha, que tinha como subtítulo “folha dedicada ao belo sexo”. Colaborou também com dezenas de jornais e revistas, a maioria fluminenses.

Leia mais:

Arriscou-se na literatura por duas vezes: seu primeiro e único livro de poesia, Nebulosas, alcançou grande repercussão nos meios literários em 1872, com poemas do Romantismo. Dois anos depois, em 1874, publicou um livro de contos, Nelúmbia.

A projeção nacional veio com seus artigos que defendiam as mulheres e o fim da escravidão. É o caso da crônica “A mulher no século XX”:

O que diria a idade de ouro da selvageria, quando o homem tinha o direito de vida e de morte sobre a sua companheira? Quando a mulher carregava-lhe a bagagem na emigração, a antílope morta – na caçada e roía os ossos em comum com os cães? Desprezada, embrutecida, castigada e vendida, a mísera arrastava o longo suplício de sua existência até que a morte viesse libertá-la e a pá de terra levantasse entre ela e o seu opressor uma eterna barreira. Nada há que justifique essa tenaz perseguição da mulher; e entretanto foi perpetuada de século a século!

Na Ásia, de rosto sempre velado, ignorante e submissa como um cão, trabalhava, comia e chorava à vontade do senhor, sem que uma palavra de simpatia jamais lhe dilatasse o coração; na Índia, levavam-na mais longe: atiravam-na à fogueira no dia em que lhe expirava o marido! Em Babilônia era vendida em praça pública; em Esparta, escolhida ao acaso; em Atenas, circunscrita nos gineceus. Batida, aviltada e corrompida pelo homem, a mulher romana, por sua vez, bate, avilta e corrompe o homem no filho.

De Narcisa Amália de Campos…

Mais de um século e meio anos depois da primeira jornalista profissional, elas são maioria nas redações

Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina com a Federação Nacional dos Jornalistas, as mulheres eram 64% das profissionais em redações, em 2012. Nos passos de Narcisa, mulheres lideram hoje novos empreendimentos jornalísticos,  como Agência Pública, Aos Fatos, Agência Lupa. E dedicam-se a veículos que têm a desigualdade de gênero como aposta editorial.

Ao mesmo tempo, persistem relatos de assédios às profissionais, a ponto de originar um movimento para combater a prática. A Abraji prepara, em parceria com a Gênero e Número, uma pesquisa inédita sobre o tema. O resultado deverá ser lançado no 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

Leia também: Mais de 70 ataques virtuais contra mulheres jornalistas

***** ***** **** **** *****

Por Tiago Aguiar.

Atualização em 8/3/2022, às 10h15 = Inserção de foto da jornalista Narcisa Amália de Campos e correção de links.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Garantti apresenta soluções durante o QR Summit 2025

Empresa especializada em soluções de garantia locatícia lança novo app para gestão de contratos e…

13 horas ago

Advogado explica direitos e deveres em cooperativas

Para ser formada, uma cooperativa precisa de pelo menos vinte cooperados, que devem seguir as…

13 horas ago

Avanços cirúrgicos modernizam tratamento da Doença de Crohn

Condição, classificada como Doença Inflamatória Intestinal (DII), não tem cura e pode exigir cirurgia em…

13 horas ago

Garantia locatícia evita problemas entre locador e inquilino

Especialista da ConfiaX explica que conhecer as opções disponíveis e avaliar os riscos e vantagens…

13 horas ago

Financeira do Santander marca presença no Festival Interlagos 2025

Financeira leva ao evento espaço de 600 metros quadrados com experiências imersivas, ofertas especiais e…

13 horas ago

The House of Suntory desembarca no Rio de Janeiro

Após o sucesso em São Paulo, a terceira edição do The House of Suntory Experience…

13 horas ago