Nestlé, Odebrecht, Samarco e Friboi são satirizadas em falso O Globo

A edição do falso jornal O Globo que circulou em São Paulo nesta sexta-feira, 31, não deixou de satirizar nem mesmo os “anunciantes”. Numa sequência de imagens veiculadas nas oito páginas do impresso, Nestlé, Odebrecht, Samarco e Friboi aparecem em propagandas irônicas.

A falsa campanha da Nestlé afirma que “finalmente” a marca concorda que a água é um direito universal. “Por isso, desistimos de privatizar o Aquífero Guarani e as Águas de São Lourenço. Pensando sempre em você”, afirma o texto.

Em outro espaço publicitário, a Odebrecht pede desculpas às pessoas. “Erramos, nos desculpamos, agora nos redimiremos. Entregaremos todo mundo”, comenta o anúncio.

Campanha falsa da Odebrecht (Imagem: Nathália Carvalho)

A falsa comunicação da Samarco e Vale se compromete a reconstruir Mariana, que foi destruída em novembro de 2015 após o pior acidente da mineração brasileira. A tragédia aconteceu depois do rompimento da barragem de Fundão da mineradora, que é controlada pela Vale e pela BHP. “Vamos arcar com todos os custos para a reconstrução da comunidade”, afirma a campanha.

Campanha falsa da Samarco (Imagem: Nathália Carvalho)

A Friboi, afetada nas últimas semanas pela Operação Carne Fraca, divulga no campo de publicidade do falso O Globo que “se a carne é fraca, imagina o frango”. A imagem de Toni Ramos, garoto-propaganda da marca, aparece questionando “É Friboi?”.

Campanha falsa da Friboi (Imagem: Nathália Carvalho)

A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com as marcas para falar sobre o assunto. A Nestlé informou que não vai comentar notícias inverídicas e sinalizou que O Globo se pronunciou sobre o assunto. A Samarco e a Friboi não vão comentar. A Odebrecht encaminhou o assunto para a avaliação do departamento jurídico.

Entenda o caso

*Colaborou Ana Carolina Rodrigues

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

15 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

15 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

15 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

15 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

15 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

15 horas ago