Nestlé, Odebrecht, Samarco e Friboi são satirizadas em falso O Globo

A edição do falso jornal O Globo que circulou em São Paulo nesta sexta-feira, 31, não deixou de satirizar nem mesmo os “anunciantes”. Numa sequência de imagens veiculadas nas oito páginas do impresso, Nestlé, Odebrecht, Samarco e Friboi aparecem em propagandas irônicas.

A falsa campanha da Nestlé afirma que “finalmente” a marca concorda que a água é um direito universal. “Por isso, desistimos de privatizar o Aquífero Guarani e as Águas de São Lourenço. Pensando sempre em você”, afirma o texto.

Em outro espaço publicitário, a Odebrecht pede desculpas às pessoas. “Erramos, nos desculpamos, agora nos redimiremos. Entregaremos todo mundo”, comenta o anúncio.

Campanha falsa da Odebrecht (Imagem: Nathália Carvalho)

A falsa comunicação da Samarco e Vale se compromete a reconstruir Mariana, que foi destruída em novembro de 2015 após o pior acidente da mineração brasileira. A tragédia aconteceu depois do rompimento da barragem de Fundão da mineradora, que é controlada pela Vale e pela BHP. “Vamos arcar com todos os custos para a reconstrução da comunidade”, afirma a campanha.

Campanha falsa da Samarco (Imagem: Nathália Carvalho)

A Friboi, afetada nas últimas semanas pela Operação Carne Fraca, divulga no campo de publicidade do falso O Globo que “se a carne é fraca, imagina o frango”. A imagem de Toni Ramos, garoto-propaganda da marca, aparece questionando “É Friboi?”.

Campanha falsa da Friboi (Imagem: Nathália Carvalho)

A reportagem do Portal Comunique-se entrou em contato com as marcas para falar sobre o assunto. A Nestlé informou que não vai comentar notícias inverídicas e sinalizou que O Globo se pronunciou sobre o assunto. A Samarco e a Friboi não vão comentar. A Odebrecht encaminhou o assunto para a avaliação do departamento jurídico.

Entenda o caso

*Colaborou Ana Carolina Rodrigues

Compartilhe
0
0
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

De chips de cérebro-computador a mudanças climáticas: o Dubai Future Forum 2024 prevê o futuro da humanidade

O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…

8 horas ago

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

8 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

8 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

8 horas ago