O programa tem como objetivo incentivar a equidade nas redações por meio da capacitação dos estudantes
Estudantes negros de jornalismo têm uma nova oportunidade no jornal Nexo: o ‘Programa Diversidade Racial na Comunicação 2021’ está com inscrições abertas. A iniciativa proporcionará uma imersão interdisciplinar, aulas de inglês e ajuda de custo mensal. Todo treinamento será feito de forma online.
De acordo com publicação feita pelo Nexo, o objetivo do programa é incentivar a equidade racial nas organizações de comunicação brasileiras. Para isso, além das disciplinas complementares à graduação, os alunos terão também a publicação de pelo menos uma matéria no site de notícias ou em jornais parceiros.
No texto, a cofundadora e diretora geral do jornal, Paula Miraglia, ressalta que a promoção de ações como esse treinamento são importantes essenciais para que haja igualdade de oportunidades.
Leia mais:
• Folha lança treinamento em jornalismo diário para profissionais negros
• Atenção, assessores: há vagas na CDI Comunicação e na FSB
“Ações afirmativas são essenciais num país como o Brasil, onde claramente não há igualdade de oportunidades. Em se tratando da comunicação, há uma camada adicional: se queremos contar as histórias que realmente importam e retratam nosso país, se queremos conversar com o conjunto da sociedade, é preciso ter pessoas que de fato representam o país nas equipes dos jornais”, afirma em matéria publicada no Nexo.
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem estar cursando a partir do 5º semestre ou 3º ano da graduação e ter disponibilidade de, pelo menos, 12h semanais. As inscrições são feitas por meio de um formulário online, até o dia 23 de março.
Além da iniciativa do Nexo, atualmente, outros jornais em todo o mundo também têm buscado formas de promover equidade racial nas redações. No Brasil, um exemplo é a Folha de S. Paulo que, em fevereiro, lançou o ‘Programa de Treinamento em Jornalismo Diário’ destinado apenas a profissionais negros.