CARREIRA COMUNICAÇÃO

Folha lança treinamento em jornalismo diário para profissionais negros

Folha de S. Paulo

A Folha de S. Paulo abriu, hoje (19), as inscrições para o Programa de Treinamento em Jornalismo Diário. O curso, que é realizado anualmente, terá uma novidade nesta edição: é destinado a profissionais negros. O critério de participação é a autodeclaração de cor e os interessados podem inscrever-se no site do jornal até o dia 21 de março.

De acordo com o texto de divulgação do curso, publicado pela Folha, esta é mais uma medida encontrada para ampliar a diversidade na redação. Desde 2019, o jornal possui uma editoria de Diversidade, que tem como objetivo encontrar maneiras de tornar o ambiente e as produções mais plurais.

Leia mais:

Para afastar o fantasma da crise, veja esta vaga de coordenador de marketing na Azul
Por processo trabalhista, Globo terá que pagar R$ 3,2 milhões a cinegrafista

“No dia a dia, tem entre suas funções participar do processo de contratação de jornalistas, colunistas e colaboradores e ajudar a fomentar maior diversidade de fontes e dos temas tratados pelas pautas, para que essas medidas possam também se refletir numa composição mais variada do próprio leitorado”, aponta o texto.

O curso será online e noturno (entre 18h e 22h), com duração de 3 meses. Os participantes terão aulas consideradas importantes para o exercício da profissão, como a de práticas jornalísticas, português, uso de bancos de dados e economia. Ao final, apesar de não haver garantia de emprego, a divulgação da Folha ressalta que os profissionais costumam ser contratados ou trabalharem como freelancers para o jornal.