Nexo organiza treinamento para estudantes negros de jornalismo

O programa tem como objetivo incentivar a equidade nas redações por meio da capacitação dos estudantes

Estudantes negros de jornalismo têm uma nova oportunidade no jornal Nexo: o ‘Programa Diversidade Racial na Comunicação 2021’ está com inscrições abertas. A iniciativa proporcionará uma imersão interdisciplinar, aulas de inglês e ajuda de custo mensal. Todo treinamento será feito de forma online.

De acordo com publicação feita pelo Nexo, o objetivo do programa é incentivar a equidade racial nas organizações de comunicação brasileiras. Para isso, além das disciplinas complementares à graduação, os alunos terão também a publicação de pelo menos uma matéria no site de notícias ou em jornais parceiros.

No texto, a cofundadora e diretora geral do jornal, Paula Miraglia, ressalta que a promoção de ações como esse treinamento são importantes essenciais para que haja igualdade de oportunidades.

Leia mais:

Folha lança treinamento em jornalismo diário para profissionais negros
Atenção, assessores: há vagas na CDI Comunicação e na FSB

“Ações afirmativas são essenciais num país como o Brasil, onde claramente não há igualdade de oportunidades. Em se tratando da comunicação, há uma camada adicional: se queremos contar as histórias que realmente importam e retratam nosso país, se queremos conversar com o conjunto da sociedade, é preciso ter pessoas que de fato representam o país nas equipes dos jornais”, afirma em matéria publicada no Nexo.

Para participar do processo seletivo, os candidatos devem estar cursando a partir do 5º semestre ou 3º ano da graduação e ter disponibilidade de, pelo menos, 12h semanais. As inscrições são feitas por meio de um formulário online, até o dia 23 de março.

Além da iniciativa do Nexo, atualmente, outros jornais em todo o mundo também têm buscado formas de promover equidade racial nas redações. No Brasil, um exemplo é a Folha de S. Paulo que, em fevereiro, lançou o ‘Programa de Treinamento em Jornalismo Diário’ destinado apenas a profissionais negros.

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
AddThis Website Tools
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

Oficinas de cinema revelam talentos nas periferias de UberlândiaOficinas de cinema revelam talentos nas periferias de Uberlândia

Oficinas de cinema revelam talentos nas periferias de Uberlândia

Projeto conta com patrocínio do Instituto UNIMED Uberlândia, via PMIC, e atende 90 participantes em…

19 horas ago
32% das empresas planejam adotar IA na folha de pagamento32% das empresas planejam adotar IA na folha de pagamento

32% das empresas planejam adotar IA na folha de pagamento

Relatório revela avanço da automação no setor e reforça a transformação da folha de pagamento…

19 horas ago

Andersen Consulting incorpora a Endeavor Management, expandindo sua estratégia e capacidade de transformação de negócios

A Andersen Consulting expande sua estratégia e capacidade de transformação com a entrada do novo…

19 horas ago

Lendas Camp confirma terceira edição com vivência ao lado de craques do futebol

Evento é voltado para jovens atletas de 10 a 17 anos e oferece a chance…

19 horas ago

Pedidos10 celebra 9 anos com foco em interiorização

Com operação baseada em franquias e presença nacional, plataforma aposta em inovação tecnológica e parcerias…

19 horas ago