Categories: noticias-corporativas

No Dia Nacional do Homem, Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) lança pesquisa para ouvir os homens sobre os impactos da pandemia de Covid-19 em suas vidas

São Paulo, SP 15/7/2020 – Em 2020, a saúde foi o assunto mais relevante para os brasileiros. O Instituto LAL quer ouvir os homens sobre os impactos da pandemia de Covid-19 em sua saúde

O Dia Nacional do Homem, instituído no dia 15 de julho de 1992 no Brasil por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores, faz parte da agenda do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) desde sua fundação, em 2008, para lembrar aos homens sobre a importância de cuidar da saúde. Em 2020, esse tema ganhou ainda mais relevância na vida dos brasileiros, impactados pela pandemia de Covid-19, que segundo o Ministério da Saúde é mais letal entre os homens pardos que têm mais de 60 anos e que apresentam comorbidades (ocorrência de duas ou mais doenças relacionadas no mesmo paciente e ao mesmo tempo).

A data nos lembra que, ainda nos dias de hoje, alguns homens demonstram uma tendência natural a serem mais resistentes a procurar o médico, seja para fazer exames de rotina ou mesmo diagnosticar algum problema alertado por um sintoma. Para alguns, exames de caráter preventivo não fazem parte de sua agenda.

Para Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), ao contrário das mulheres que têm a essência do cuidar desde muito jovens, os homens dificilmente internalizam esse hábito na sua rotina. “Uma minoria dos homens no Brasil faz prevenção e, não é raro acontecer de, ao procurar atendimento, receber o diagnóstico avançado de uma doença”.

Essa é uma mudança cultural necessária e o LAL, organização da sociedade civil pioneira no Brasil a dedicar atenção à saúde integral do homem, criador e idealizador da Campanha Novembro Azul, lança em 15 de julho de 2020 uma nova pesquisa de opinião para investigar como anda a saúde dos homens durante o período da pandemia da COVID-19. A pesquisa foi criada para ouvir o público masculino, mas as mulheres podem ajudar a divulgá-la, recomendando aos familiares e amigos que respondam a enquete, que está disponível no site e nas páginas das mídias sociais do Instituto LAL. 

Em 2019, o LAL e a área de Inteligência de Mercado do grupo Abril ouviram 2.405 homens na pesquisa “Um novo olhar para a saúde do homem”, que identificou que 40% deles com até 39 anos e 20% com mais de 40 anos só procuram o médico quando se sentem mal.

O estudo de 2019 mostrou, também, que boa parte dos entrevistados não sabem como está a saúde de seu coração e não se preocupam em fazer exames cardiológicos. Na ocasião, também foram abordadas questões relacionadas à saúde urológica e à emocional. O estudo perguntou aos homens se eles sentiam determinados sentimentos. 63% responderam sofrer de ansiedade, 61% preocupações com temas familiares/afetivos, 56% preocupações financeiras excessivas, mesmo porcentual para estresse e 55% desânimo. Em relação as especialidades médicas, mais da metade dos entrevistados (54%) afirmou que o clínico-geral é a especialidade que mais procuram, contra 13% cardiologista e 7% urologista.

O LAL acredita que a nova pesquisa de 2020 trará informações importantes sobre o comportamento masculino quando o assunto é saúde, pois o forte impacto do Coronavírus na vida cotidiana dos brasileiros pode ter alertado os homens que cuidar melhor da saúde faz a diferença em uma situação como a vivenciada nessa pandemia. “O novo estudo do LAL é mais uma contribuição que oferecemos ao país. Os dados dessa pesquisa poderão ajudar nas discussões que envolvem definições de políticas públicas voltadas aos cuidados com a saúde, incluindo uma melhor comunicação com os homens brasileiros sobre a importância da prevenção, sejam eles usuários dos sistemas público ou privado de saúde”, enfatiza Marlene Oliveira.

 

SOBRE O INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA (LAL) – O LAL tem o compromisso com a população de propagar informação qualificada e referendada por especialistas sobre a importância do autocuidado e do reforço da autoestima, levando para homens, mulheres e crianças a conscientização de que a saúde é o bem mais valioso que nós temos. Humanizar a saúde de norte a sul do Brasil por meio do diálogo, do acolhimento e da promoção do bem-estar físico e emocional dos cidadãos é a missão do Instituto. Para isso, sua equipe utiliza os canais de comunicação (portal e redes sociais), realiza campanhas de prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças e, também, organiza fóruns que discutem e propõem caminhos para a melhoria da saúde no Brasil.

 

Website: http://www.ladoaladopelavida.org.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Frigorífico aposta em sustentabilidade para atrair a geração Z

Empreendimento investe em produção sustentável, rastreabilidade e bem-estar animal, com projeção de crescimento sustentável e…

14 horas ago

Golpes em plataformas de hospedagem ameaçam usuários com roubo de dados bancário

ESET identificou o Telekopye, um kit de ferramentas que opera como um bot do Telegram…

14 horas ago

Full Sail divulga Planejamento 2025 para escolas parceiras

Cerca de 22.000 alunos estudam na universidade; os principais eventos do próximo ano serão Creativity…

14 horas ago

Niplan usa tecnologia em montagens eletromecânicas

No Brasil, seis a cada sete indústrias (69%) fazem uso de tecnologia digital; Frederico Mourão,…

14 horas ago

Com foco nas classes C e D, Jeitto é novo associado da ABCD

Companhia opera desde 2014 oferecendo soluções acessíveis de crédito digital

14 horas ago

Voo Bahia – Paris promete mil turistas por semana no Brasil

Air France iniciou os serviços de conexão direta entre Salvador e Paris em outubro. CEO…

14 horas ago