Nosso jornalismo de direita já foi mais inteligente

Portal Comunique-se reproduz artigo do jornalista e professor universitário Valdir José Cruz. Ele analisa as pautas conduzidas por colegas do jornalismo de direita em relação ao – agora – ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente

A queda do presidente da Petrobrás, Pedro Parente, expôs de Norte a Sul, uma série de argumentos chinfrins dos ditos “baluartes” do jornalismo de direita.

Em resumo, a argumentação que expõem é a de alguém com problemas de memória. Para eles, a política está se sobrepondo aos interesses da empresa e de seus investidores. E que isso trará enorme prejuízo à Petrobrás, “como no tempo do PT”.

Basta pensar um pouco para ver que prejuízo, de verdade, quem causou mesmo foi a desastrada política de preços que Parente impôs ao País. Os aumentos diários dos combustíveis, além da inflação, agravaram a crise econômica e social, favorecendo ainda mais a concentração de renda. As perdas causadas pela política do Parente foram, segundo o IBGE, da ordem de 300 bilhões de reais.

Aí, veio a reação popular e a greve das transportadoras. Se não bastasse o caos, os prejuízos para o Brasil, em 10 dias, equivalem ao valor de mercado de duas Petrobrás.

“Só sabem gritar a favor do tal ‘mercado’ e a defender um incompetente”

Mas os jornalistas de direita ou que se vendem às ideias insanas dos patrões não enxergam isso. Só sabem gritar a favor do tal “mercado” e a defender um incompetente, que no governo FHC, foi o responsável por outro prejuízo monumental ao País, aquele causado pelo apagão.

Dizem os defensores de Parente que ele “salvou” a Petrobrás. Aumentando preços numa empresa que detém o monopólio qualquer um faz o negócio virar lucrativo. Difícil é administrar de verdade, cortando custos, reduzindo preços e melhorando os serviços prestados.

Resumindo: argumentam esses jornalistas que a Petrobrás “está em risco”. Bobagens. Foi a Petrobrás, administrada por um incompetente, desonesto e antipatriota, quem pôs o Brasil em risco.

Em tempo: Com o dinheiro que o Governo perdeu por causa da política de preços dos combustíveis do tucano Pedro Parente, dava para comprar, pelo valor do leilão (R$ 2,2 milhões), cerca de cinco mil triplex iguais aos atribuídos a Lula… Ou seja dá 100 lava-jatos inteiras. E em relação a isso, ninguém deu nenhum piu…

***** ***** ***** ***** *****

Por Valdir José Cruz, jornalista. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalha na Câmara Municipal de Curitiba e é professor na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Anteriormente, atuou em veículos de imprensa paranaenses. Foi chefe de redação da Band, diretor da Rede Massa, diretor da CNT e repórter do Estadão.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Débitos tributários federais podem ser revistos

Atualmente, a Dívida Ativa da União (DAU) – créditos não pagos pelos contribuintes na forma…

6 minutos ago

Diego Giallanza assume gestão de Comunicação e Marketing de indústria paraense

Hiléia Alimentos anunciou Diego Giallanza como seu novo gestor de comunicação e marketing. Com uma…

1 hora ago

Santiago Ribeiro organiza exposição em museu de Coimbra

O Museu do Azeite de Sete Quintas, situado na paisagem de Coimbra, Portugal, anuncia a…

2 horas ago

Uso de VAR pode tornar o futebol mais justo, diz técnico

O futebol é reconhecido como uma das maiores referências mundiais no esporte. Esta informação, a…

3 horas ago

Liberação miofascial ajuda corredores, diz fisioterapeuta

A liberação miofascial pode ser realizada por fisioterapeutas para ajudar a relaxar a musculatura, aliviando…

3 horas ago

Santiago Ribeiro organiza exposição em museu de Coimbra

Exposição no Museu do Azeite Sete Quintas em Portugal com os Artistas Santiago Ribeiro, Nikolina…

3 horas ago