Portal Comunique-se

Nosso jornalismo de direita já foi mais inteligente

clipping-curadoria-2

Portal Comunique-se reproduz artigo do jornalista e professor universitário Valdir José Cruz. Ele analisa as pautas conduzidas por colegas do jornalismo de direita em relação ao – agora – ex-presidente da Petrobras, Pedro Parente 

A queda do presidente da Petrobrás, Pedro Parente, expôs de Norte a Sul, uma série de argumentos chinfrins dos ditos “baluartes” do jornalismo de direita.

Em resumo, a argumentação que expõem é a de alguém com problemas de memória. Para eles, a política está se sobrepondo aos interesses da empresa e de seus investidores. E que isso trará enorme prejuízo à Petrobrás, “como no tempo do PT”.

Basta pensar um pouco para ver que prejuízo, de verdade, quem causou mesmo foi a desastrada política de preços que Parente impôs ao País. Os aumentos diários dos combustíveis, além da inflação, agravaram a crise econômica e social, favorecendo ainda mais a concentração de renda. As perdas causadas pela política do Parente foram, segundo o IBGE, da ordem de 300 bilhões de reais.

Aí, veio a reação popular e a greve das transportadoras. Se não bastasse o caos, os prejuízos para o Brasil, em 10 dias, equivalem ao valor de mercado de duas Petrobrás.

“Só sabem gritar a favor do tal ‘mercado’ e a defender um incompetente”

Mas os jornalistas de direita ou que se vendem às ideias insanas dos patrões não enxergam isso. Só sabem gritar a favor do tal “mercado” e a defender um incompetente, que no governo FHC, foi o responsável por outro prejuízo monumental ao País, aquele causado pelo apagão.

Dizem os defensores de Parente que ele “salvou” a Petrobrás. Aumentando preços numa empresa que detém o monopólio qualquer um faz o negócio virar lucrativo. Difícil é administrar de verdade, cortando custos, reduzindo preços e melhorando os serviços prestados.

Resumindo: argumentam esses jornalistas que a Petrobrás “está em risco”. Bobagens. Foi a Petrobrás, administrada por um incompetente, desonesto e antipatriota, quem pôs o Brasil em risco.

Em tempo: Com o dinheiro que o Governo perdeu por causa da política de preços dos combustíveis do tucano Pedro Parente, dava para comprar, pelo valor do leilão (R$ 2,2 milhões), cerca de cinco mil triplex iguais aos atribuídos a Lula… Ou seja dá 100 lava-jatos inteiras. E em relação a isso, ninguém deu nenhum piu…

***** ***** ***** ***** *****

Por Valdir José Cruz, jornalista. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), trabalha na Câmara Municipal de Curitiba e é professor na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Anteriormente, atuou em veículos de imprensa paranaenses. Foi chefe de redação da Band, diretor da Rede Massa, diretor da CNT e repórter do Estadão.

Compartilhe
0
0

Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata