Um dos herdeiros do empresário Roberto Civita, Giancarlo Civita não é mais o presidente do Grupo Abril. Em mudança de comando anunciada na última semana, ele deixa a presidência da empresa de mídia para Marcos Haaland. O novo gestor da companhia é sócio da consultoria Alvarez & Marsal.
Ao noticiar a mudança no comando do grupo de comunicação, o site da revista Exame, título pertencente ao catálogo da Editora Abril, limitou-se a informar que a chegada de Marcos Haaland representa “uma nova etapa” na reestruturação operacional. O sócio da Alvarez & Marsal tem no currículo passagens por projetos em setores como agronegócio, alimentos e petróleo.
Fora da presidência do Grupo Abril, Giancarlo Civita segue como membro do conselho editorial. “Essa mudança vai permitir que a Abril tenha a gestão profissionalizada de que precisa neste momento. Desejo ao Marcos sucesso nessa nova gestão”, comenta. O conselho editorial da empresa é dirigido pela jornalista Alecsandra Zapparoli.
Ao falar da mudança no cargo de presidente do Grupo Abril, o site da Exame enfatiza que “a família Civita continua no controle”. Algo que ocorre desde a criação da empresa jornalística, em 1950. Inicialmente, a empresa foi gerenciada por Victor Civita. Em 1990, com a morte de seu idealizador, a companhia passou para as mãos de Roberto Civita – que faleceu em 2013, deixando os três filhos (Giancarlo, Titi e Roberta) como acionistas.
Essa não é a primeira mudança no comando executivo do Grupo Abril neste ano. A empresa começou 2018 tendo Arnaldo Figueiredo Tibyriça, especialista em assuntos jurídicos, como presidente. Meses depois, ele deixou o posto – que estava ocupando desde novembro de 2017, quando substituiu o publicitário Walter Longo. Giancarlo Civita, que já tinha feito a “ponte” entre as gestões de Fabio Barbosa e Walter Longo, voltou a assinar como presidente. A função, agora, passa a ser responsabilidade de Marcos Haaland.
O ano de 2018 tem sido de mudanças – literalmente – para a empresa de mídia controlada pela família Civita. Além das trocas na presidência, a sede do grupo ganhou novo local. Depois de terem como base um prédio no bairro paulistano de Pinheiros, as redações do conglomerado passaram a ficar em imóvel na Vila Tramontano (no distrito do Morumbi), também na capital paulista.
Por fim, as mudanças no Grupo Abril também chegaram à área de assessoria de imprensa. A agência Linhas Comunicação, que em 2015 foi responsável por anunciar o aporte R$ 450 milhões no Grupo Abril, passou a cuidar de alguns títulos e dos eventos promovidos por Veja e Exame. A parte institucional da empresa fica, por ora, sob responsabilidade do departamento de relações corporativas da empresa.
Natal cria alta demanda e impõe desafios para a operação de entregas
Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo "Panorama de carreiras 2030: o que…
High Potential Program Shared Services 2024, programa de treinamento para formação de líderes de CSC…
A Fujirebio Holdings, Inc. (presidente e CEO: Goki Ishikawa; sede: Minato-ku, Tóquio), uma subsidiária integral…
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…