ESPECIAIS

Nova mudança na presidência do Grupo Abril

grupo abril - presidencia - giancarlo civita
Além de presidente, Grupo Abril trocou de "casa" em 2018. Empresa deixou o prédio localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo (Imagem: Reprodução)

Filho de Roberto Civita, empresário que controlou o conglomerado durante décadas, Giancarlo Civita deixa a presidência. Grupo Abril passa a ter como presidente sócio da consultoria Alvarez & Marsal

Um dos herdeiros do empresário Roberto Civita, Giancarlo Civita não é mais o presidente do Grupo Abril. Em mudança de comando anunciada na última semana, ele deixa a presidência da empresa de mídia para Marcos Haaland. O novo gestor da companhia é sócio da consultoria Alvarez & Marsal.

Ao noticiar a mudança no comando do grupo de comunicação, o site da revista Exame, título pertencente ao catálogo da Editora Abril, limitou-se a informar que a chegada de Marcos Haaland representa “uma nova etapa” na reestruturação operacional. O sócio da Alvarez & Marsal tem no currículo passagens por projetos em setores como agronegócio, alimentos e petróleo.

Fora da presidência do Grupo Abril, Giancarlo Civita segue como membro do conselho editorial. “Essa mudança vai permitir que a Abril tenha a gestão profissionalizada de que precisa neste momento. Desejo ao Marcos sucesso nessa nova gestão”, comenta. O conselho editorial da empresa é dirigido pela jornalista Alecsandra Zapparoli.

Ao falar da mudança no cargo de presidente do Grupo Abril, o site da Exame enfatiza que “a família Civita continua no controle”. Algo que ocorre desde a criação da empresa jornalística, em 1950. Inicialmente, a empresa foi gerenciada por Victor Civita. Em 1990, com a morte de seu idealizador, a companhia passou para as mãos de Roberto Civita – que faleceu em 2013, deixando os três filhos (Giancarlo, Titi e Roberta) como acionistas.

marcos haaland - novo presidente do grupo abril no lugar de giancarlo civita - presidencia
O executivo, Marcos Haaland é o mais novo presidente do Grupo Abril. Ele é sócio da empresa de consultoria Alvarez & Marsal (Imagem: divulgação)

Mudança na presidência

Essa não é a primeira mudança no comando executivo do Grupo Abril neste ano. A empresa começou 2018 tendo Arnaldo Figueiredo Tibyriça, especialista em assuntos jurídicos, como presidente. Meses depois, ele deixou o posto – que estava ocupando desde novembro de 2017, quando substituiu o publicitário Walter Longo. Giancarlo Civita, que já tinha feito a “ponte” entre as gestões de Fabio Barbosa e Walter Longo, voltou a assinar como presidente. A função, agora, passa a ser responsabilidade de Marcos Haaland.

Mudança de endereço

O ano de 2018 tem sido de mudanças – literalmente – para a empresa de mídia controlada pela família Civita. Além das trocas na presidência, a sede do grupo ganhou novo local. Depois de terem como base um prédio no bairro paulistano de Pinheiros, as redações do conglomerado passaram a ficar em imóvel na Vila Tramontano (no distrito do Morumbi), também na capital paulista.

Mudança na assessoria

Por fim, as mudanças no Grupo Abril também chegaram à área de assessoria de imprensa. A agência Linhas Comunicação, que em 2015 foi responsável por anunciar o aporte R$ 450 milhões no Grupo Abril, passou a cuidar de alguns títulos e dos eventos promovidos por Veja e Exame. A parte institucional da empresa fica, por ora, sob responsabilidade do departamento de relações corporativas da empresa.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR