O número de jornalistas presos bateu recorde global em 2021. No período, 293 profissionais foram presos e 24 mortos por suas coberturas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 9, em levantamento realizado pelo Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ).
Nesta edição, os países com maiores números de jornalistas encarcerados foram China, com 50 presos; Myanmar, com 26; Egito, com 25; Vietnã, com 23; e Belarus, com 19 presos. Nos últimos seis anos, os relatórios anuais têm apontado para frequentes recordes, que refletem o interesse de governos em controlar e administrar as informações, segundo Joel Simon, diretor-executivo da instituição.
“Prender jornalistas por relatar as notícias é a marca registrada de um regime autoritário. É angustiante ver muitos países na lista ano após ano, mas é especialmente horrível que Myanmar e a Etiópia tenham fechado a porta tão brutalmente para a liberdade de imprensa”, declarou o diretor em texto de divulgação do relatório.
Além da prisão dos profissionais da imprensa, outro dado alarmante para o Comitê para a Proteção dos Jornalistas é o número de mortes na categoria. Foram 24 mortos em todo o mundo, em sua maioria decorrentes de assassinatos. A nível global, o país com maior registro de jornalistas assassinados foi a Índia, com quatro pessoas comprovadamente mortas por seu trabalho. Na América, o posto é do México, com três casos comprovados e seis em análise.
“Dos jornalistas mortos em todo o mundo este ano, quase 80% foram assassinados. Tanto em regimes democráticos como autoritários, o ciclo de impunidade permanece, mandando o recado inquietante de que os perpetradores não serão responsabilizados”, aponta o texto de divulgação dos dados do relatório.
Os dados apresentados pelo levantamento do CPJ consideram apenas os profissionais que seguiam encarcerados no dia 1º de dezembro de 2021. Ao longo do ano, o acompanhamento e a atuação do comitê contribuíram para a libertação de ao menos 100 jornalistas em todo o mundo.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente