Nunca minta no seu currículo – por Lygia Pontes

Currículo significa trajetória de vida. A função desse documento é contar a nossa história educacional/acadêmica e profissional. E como qualquer relato, ele precisa ser interessante e objetivo para prender a atenção do espectador, bem como ficar guardado em sua memória. Mas, ao contrário de uma história, que o autor tem liberdade para criar fatos incríveis visando conquistar a audiência, no currículo não há espaço para invenções.

Por mais óbvio que pareça, esse tipo de comportamento é muito comum. Uma das razões que levam as pessoas a inventarem acontecimentos é não considerarem sua trajetória profissional relevante para uma determinada empresa e/ou vaga. Nesse caso, o erro está em olhar o “o que” e não o “como”. Assim, em vez de pensar apenas em qual informação incluir no documento, os profissionais devem se preocupar com a forma como os dados serão inseridos.

Vamos ver como esse cuidado é importante:

  • Fiz uma parceria com o Portal Comunique-se para a produção de artigos.
  • Fui selecionada pelo Portal Comunique-se para ser articulista-parceira do site. Você pode encontrar todos os meus artigos na minha página no portal.

As duas frases acima contam a mesma história, mas de maneiras diferentes. A segunda opção dá mais relevância ao acontecimento, pois usa termos importantes para um currículo, como “selecionada”.

Assim, sempre que achar que sua formação acadêmica e experiência profissional não são relevantes, reflita sobre a forma como tem narrado a sua história e não minta, porque você pode se colocar em situações constrangedoras. Já pensou ser chamado para fazer uma apresentação em inglês quando, na verdade, você mal terminou o nível 1 na escola? Além disso, sinceridade é a base para construir uma relação, e, como no ambiente de trabalho estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas, ela é fundamental.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Profissionais de tech não temem impactos da IA na carreira

Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo "Panorama de carreiras 2030: o que…

11 horas ago

IEG: insights importantes marcam o High Potential Program

High Potential Program Shared Services 2024, programa de treinamento para formação de líderes de CSC…

11 horas ago

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago