Nunca minta no seu currículo – por Lygia Pontes

Currículo significa trajetória de vida. A função desse documento é contar a nossa história educacional/acadêmica e profissional. E como qualquer relato, ele precisa ser interessante e objetivo para prender a atenção do espectador, bem como ficar guardado em sua memória. Mas, ao contrário de uma história, que o autor tem liberdade para criar fatos incríveis visando conquistar a audiência, no currículo não há espaço para invenções.

Por mais óbvio que pareça, esse tipo de comportamento é muito comum. Uma das razões que levam as pessoas a inventarem acontecimentos é não considerarem sua trajetória profissional relevante para uma determinada empresa e/ou vaga. Nesse caso, o erro está em olhar o “o que” e não o “como”. Assim, em vez de pensar apenas em qual informação incluir no documento, os profissionais devem se preocupar com a forma como os dados serão inseridos.

Vamos ver como esse cuidado é importante:

  • Fiz uma parceria com o Portal Comunique-se para a produção de artigos.
  • Fui selecionada pelo Portal Comunique-se para ser articulista-parceira do site. Você pode encontrar todos os meus artigos na minha página no portal.

As duas frases acima contam a mesma história, mas de maneiras diferentes. A segunda opção dá mais relevância ao acontecimento, pois usa termos importantes para um currículo, como “selecionada”.

Assim, sempre que achar que sua formação acadêmica e experiência profissional não são relevantes, reflita sobre a forma como tem narrado a sua história e não minta, porque você pode se colocar em situações constrangedoras. Já pensou ser chamado para fazer uma apresentação em inglês quando, na verdade, você mal terminou o nível 1 na escola? Além disso, sinceridade é a base para construir uma relação, e, como no ambiente de trabalho estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas, ela é fundamental.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

33 minutos ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago

A Kymeta revela sua segunda antena plana multiórbita e móvel – a Goshawk™ u8

Liderando o caminho da Revolução Multi-X, a Kymeta Goshawk u8, uma antena híbrida GEO-LEO, está…

1 dia ago

Parintins Agropecuária estará presente na Expoferr

Parintins Agropecuária estará na Expoferr 2024, de 05 a 09 de novembro, para apresentar suas…

1 dia ago

Instituto Mauá de Tecnologia apresenta mais de 100 soluções inovadoras na Eureka

Evento reuniu autoridades como o novo prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, e…

1 dia ago

Municípios com escolas de medicina melhoram índices de saúde

Estudo feito pela Afya mostra que a presença de escolas de Medicina em 20 municípios…

1 dia ago