OPINIÃO

Nunca minta no seu currículo – por Lygia Pontes

currículo - artigo
(Imagem: Divulgação)

Currículo significa trajetória de vida. A função desse documento é contar a nossa história educacional/acadêmica e profissional. E como qualquer relato, ele precisa ser interessante e objetivo para prender a atenção do espectador, bem como ficar guardado em sua memória. Mas, ao contrário de uma história, que o autor tem liberdade para criar fatos incríveis visando conquistar a audiência, no currículo não há espaço para invenções.

Por mais óbvio que pareça, esse tipo de comportamento é muito comum. Uma das razões que levam as pessoas a inventarem acontecimentos é não considerarem sua trajetória profissional relevante para uma determinada empresa e/ou vaga. Nesse caso, o erro está em olhar o “o que” e não o “como”. Assim, em vez de pensar apenas em qual informação incluir no documento, os profissionais devem se preocupar com a forma como os dados serão inseridos.

Vamos ver como esse cuidado é importante:

  • Fiz uma parceria com o Portal Comunique-se para a produção de artigos.
  • Fui selecionada pelo Portal Comunique-se para ser articulista-parceira do site. Você pode encontrar todos os meus artigos na minha página no portal.

As duas frases acima contam a mesma história, mas de maneiras diferentes. A segunda opção dá mais relevância ao acontecimento, pois usa termos importantes para um currículo, como “selecionada”.

Assim, sempre que achar que sua formação acadêmica e experiência profissional não são relevantes, reflita sobre a forma como tem narrado a sua história e não minta, porque você pode se colocar em situações constrangedoras. Já pensou ser chamado para fazer uma apresentação em inglês quando, na verdade, você mal terminou o nível 1 na escola? Além disso, sinceridade é a base para construir uma relação, e, como no ambiente de trabalho estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas, ela é fundamental.

SOBRE O AUTOR

Lygia Pontes

Lygia Pontes

Relações Públicas formada pela USP e com especialização em Administração de Empresas pela FGV - SP. Após mais de dez anos trabalhando em comunicação corporativa, decidiu se tornar advisor, consultora e palestrante para auxiliar empresas e profissionais a alcançarem o sucesso com eficiência e equilíbrio. Por meio de serviços com metodologias exclusivas e apoiados em três pilares (comportamento, comunicação e gestão), colabora com organizações para alcançarem suas metas, a partir do trabalho de funcionários motivados, e auxilia pessoas a encontrarem o caminho para a felicidade na vida profissional.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino
/* ]]> */

Prêmio Comunique-se 2018