Jornalistas da Rede Anhanguera de Comunicação de Campinas (RAC) completaram 15 dias em greve. Isso no último dia de fevereiro. Sem receber os salários e direitos desde novembro do ano passado, os profissionais conseguiram fazer um importante movimento. O atofoi acolhido por uma rede de solidariedade presente no jantar para arrecadar recursos para o Fundo de Greve.
O dia começou com a esperança de um acordo entre a direção da RAC e os grevistas na audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e após a proposta indecente da empresa tinha tudo para acabar com esmorecimento dos jornalistas. A proposta da empresa foi a de pagar o vale-alimentação em atraso até o dia 9 de março. O grupo RAC também queria que os jornalistas voltassem a trabalhar. Mas a ideia era que todos esperassem por mais 30 dias para nova negociação sobre os salários atrasados.
Em vez de ir para casa literalmente chorar pela situação, os grevistas organizaram a “Galinhada dos Jornalistas”. Aos poucos, iam chegando os colegas que estavam parados. Outros comunicadores da cidade, amigos, familiares, parlamentares e todo tipo de profissionais se solidarizaram com a situação periclitante. E chegaram mais e mais pessoas. O espaço destinado para um simples jantar virou casa social de resistência e fraternidade a ponto de não caber mais no local.
Desde o responsável pelo prato principal – o chef Mané, Marcelo Reis, dono do Saberes e Sabores que cedeu seu espaço para atividade -, aos os músicos e dançarinos, todos cederam o seu trabalho para a defesa da valorização dos jornalistas. Quem acha que greve é sinônimo de trabalhador em casa está muito enganado. Todos os grevistas estavam lá cumprindo papel de garçons, limpeza, bilheteria para garantir o sucesso do evento. Foi bonita a festa, mas mais belo ainda ver diferentes atores sociais juntos atuando com reciprocidade e solidariedade.
Para os mais animados (mesmo depois da caipirinha de seriguela), foi como se a cidade tivesse ido abraçar os grevistas. E esse abraço fortaleceu a importância do jornalismo e, principalmente quem o faz: centenas de trabalhadores e trabalhadoras que, mesmo nas datas comemorativas e até no aniversário da mãe, ficam de plantão para passar informação à cidade e região.
A Rede Anhanguera de Comunicação (RAC) é proprietária de seis veículos de mídia. Ela mantém as marcas Correio Popular, Gazeta de Piracicaba, Notícia Já, Revista Metrópole, Revista VCP News e Agência Anhanguera de Notícias. Mesmo fazendo parte dos setores agraciados com a desoneração fiscal, a empresa alega que não há recursos para pagar os seus funcionários.
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Por Ana Flávia Marques. Jornalista formada pela Universidade Nove de Julho (Uninove). Com especialização em comunicação e marketing e mestranda pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP). É integrante da coordenação nacional do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
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