Converse com o seu cliente, colaborador, parceiro, fontes e público em geral. Faça isto com constância. Lendo assim parece muito óbvio, mas é os diálogo que quebra barreiras, cria laços e mostra oportunidades. Para assessores de comunicação, um bom bate papo pode ser o momento de descoberta daquela pauta com potencial para virar destaque de página, ou quem sabe uma capa.
Acredito que nas conversas despretensiosas é possível encontrar informações de relevância para a produção de conteúdo de qualidade. Não desfazendo das reuniões formais e briefings, é claro, mas é sempre bom também prestarmos a atenção nas conversas na “hora do cafezinho”.
Certa vez, descobri uma informação enquanto fazia entrevistas para revista institucional. Era um assunto interessante, que não constava na pauta e nem mesmo os gestores tinham conhecimento do potencial do projeto. Apostei na matéria, que continha um conteúdo riquíssimo e que lidava com histórias de vida. Era a página central que faltava naquela edição e que eu jamais descobriria caso não tivesse conversado com diversas pessoas – que até então não eram fontes – durante o intervalo de um evento.
Conversa online
Hoje, 58% dos brasileiros usam a internet. E, no ambiente digital o ato de conversar também faz total diferença, já que as relações de consumo mudaram e o consumidor quer respostas imediatas.
Por isso, o assessor de comunicação deve pensar em estratégias focadas em diálogo digital, que se pareça muito com bate papo presencial, com mensagens claras e questões sempre respondidas – nunca deixe um potencial cliente sem respostas nas redes, afinal, você não faria isso pessoalmente, não é mesmo?
Aproveite esse diálogo mais informal característico das mídias sociais para saber o que o seu público necessita. Converse, estabeleça relacionamento transparente e produza conteúdos que realmente façam alguma diferença no dia a dia das pessoas, ao mesmo tempo em que transmite a mensagem central da sua marca.
As pessoas devem ser o centro de toda estratégia de comunicação e o diálogo prioriza exatamente isto. Portanto, aproveite o potencial de boa conversa.
*Graziele Corrêa. Jornalista e assessora de imprensa.