O potencial do diálogo – artigo de Graziele Corrêa

Converse com o seu cliente, colaborador, parceiro, fontes e público em geral. Faça isto com constância. Lendo assim parece muito óbvio, mas é os diálogo que quebra barreiras, cria laços e mostra oportunidades. Para assessores de comunicação, um bom bate papo pode ser o momento de descoberta daquela pauta com potencial para virar destaque de página, ou quem sabe uma capa.

Acredito que nas conversas despretensiosas é possível encontrar informações de relevância para a produção de conteúdo de qualidade. Não desfazendo das reuniões formais e briefings, é claro, mas é sempre bom também prestarmos a atenção nas conversas na “hora do cafezinho”.

Certa vez, descobri uma informação enquanto fazia entrevistas para revista institucional. Era um assunto interessante, que não constava na pauta e nem mesmo os gestores tinham conhecimento do potencial do projeto. Apostei na matéria, que continha um conteúdo riquíssimo e que lidava com histórias de vida. Era a página central que faltava naquela edição e que eu jamais descobriria caso não tivesse conversado com diversas pessoas – que até então não eram fontes – durante o intervalo de um evento.

Conversa online

Hoje, 58% dos brasileiros usam a internet. E, no ambiente digital o ato de conversar também faz total diferença, já que as relações de consumo mudaram e o consumidor quer respostas imediatas.

Por isso, o assessor de comunicação deve pensar em estratégias focadas em diálogo digital, que se pareça muito com bate papo presencial, com mensagens claras e questões sempre respondidas – nunca deixe um potencial cliente sem respostas nas redes, afinal, você não faria isso pessoalmente, não é mesmo?

Aproveite esse diálogo mais informal característico das mídias sociais para saber o que o seu público necessita. Converse, estabeleça relacionamento transparente e produza conteúdos que realmente façam alguma diferença no dia a dia das pessoas, ao mesmo tempo em que transmite a mensagem central da sua marca.

As pessoas devem ser o centro de toda estratégia de comunicação e o diálogo prioriza exatamente isto. Portanto, aproveite o potencial de boa conversa.

*Graziele Corrêa. Jornalista e assessora de imprensa.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

17 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

17 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

17 horas ago

Entidades lançam manifesto a favor da pauta ASG na graduação

Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…

17 horas ago

Workshop com o ator da Globo prepara atores para o cinema

O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…

17 horas ago

Faculdade de medicina promove 2ª Conferência do SUS

A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…

17 horas ago