O potencial do diálogo – artigo de Graziele Corrêa

Converse com o seu cliente, colaborador, parceiro, fontes e público em geral. Faça isto com constância. Lendo assim parece muito óbvio, mas é os diálogo que quebra barreiras, cria laços e mostra oportunidades. Para assessores de comunicação, um bom bate papo pode ser o momento de descoberta daquela pauta com potencial para virar destaque de página, ou quem sabe uma capa.

Acredito que nas conversas despretensiosas é possível encontrar informações de relevância para a produção de conteúdo de qualidade. Não desfazendo das reuniões formais e briefings, é claro, mas é sempre bom também prestarmos a atenção nas conversas na “hora do cafezinho”.

Certa vez, descobri uma informação enquanto fazia entrevistas para revista institucional. Era um assunto interessante, que não constava na pauta e nem mesmo os gestores tinham conhecimento do potencial do projeto. Apostei na matéria, que continha um conteúdo riquíssimo e que lidava com histórias de vida. Era a página central que faltava naquela edição e que eu jamais descobriria caso não tivesse conversado com diversas pessoas – que até então não eram fontes – durante o intervalo de um evento.

Conversa online

Hoje, 58% dos brasileiros usam a internet. E, no ambiente digital o ato de conversar também faz total diferença, já que as relações de consumo mudaram e o consumidor quer respostas imediatas.

Por isso, o assessor de comunicação deve pensar em estratégias focadas em diálogo digital, que se pareça muito com bate papo presencial, com mensagens claras e questões sempre respondidas – nunca deixe um potencial cliente sem respostas nas redes, afinal, você não faria isso pessoalmente, não é mesmo?

Aproveite esse diálogo mais informal característico das mídias sociais para saber o que o seu público necessita. Converse, estabeleça relacionamento transparente e produza conteúdos que realmente façam alguma diferença no dia a dia das pessoas, ao mesmo tempo em que transmite a mensagem central da sua marca.

As pessoas devem ser o centro de toda estratégia de comunicação e o diálogo prioriza exatamente isto. Portanto, aproveite o potencial de boa conversa.

*Graziele Corrêa. Jornalista e assessora de imprensa.

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Para especialista, capacitação reduz vulnerabilidade socialPara especialista, capacitação reduz vulnerabilidade social

Para especialista, capacitação reduz vulnerabilidade social

Executivo de plataforma com foco em infraestrutura social aborda soluções para reduzir a situação de…

1 dia ago
PipeRun apresenta estratégias de vendas em masterclassPipeRun apresenta estratégias de vendas em masterclass

PipeRun apresenta estratégias de vendas em masterclass

Fausto Reichert, CRO da salestech, afirma que participantes poderão acompanhar ao vivo funcionamento de um…

1 dia ago
Site falso do CapCut instala software de acesso remotoSite falso do CapCut instala software de acesso remoto

Site falso do CapCut instala software de acesso remoto

Site falso simula o processamento de vídeo e induz a vítima fazer o download de…

1 dia ago

Resultado do PIB de 2024 é positivo, mas futuro é incerto

Crescimento anual foi forte, mas desaceleração acima do esperado no último trimestre indica que o…

1 dia ago

DHEO consultoria lança primeira campanha publicitária

Especializada em cultura organizacional, a empresa foi uma das primeiras consultorias a se especializar no…

1 dia ago

Universitários conquistam certificação e avançam para a Seletiva Adobe Brasil 25

Braço nacional do Campeonato Mundial entre Alunos Criativos e Certificados em Tecnologias Adobe 2025 busca…

1 dia ago