O potencial do diálogo – artigo de Graziele Corrêa

Converse com o seu cliente, colaborador, parceiro, fontes e público em geral. Faça isto com constância. Lendo assim parece muito óbvio, mas é os diálogo que quebra barreiras, cria laços e mostra oportunidades. Para assessores de comunicação, um bom bate papo pode ser o momento de descoberta daquela pauta com potencial para virar destaque de página, ou quem sabe uma capa.

Acredito que nas conversas despretensiosas é possível encontrar informações de relevância para a produção de conteúdo de qualidade. Não desfazendo das reuniões formais e briefings, é claro, mas é sempre bom também prestarmos a atenção nas conversas na “hora do cafezinho”.

Certa vez, descobri uma informação enquanto fazia entrevistas para revista institucional. Era um assunto interessante, que não constava na pauta e nem mesmo os gestores tinham conhecimento do potencial do projeto. Apostei na matéria, que continha um conteúdo riquíssimo e que lidava com histórias de vida. Era a página central que faltava naquela edição e que eu jamais descobriria caso não tivesse conversado com diversas pessoas – que até então não eram fontes – durante o intervalo de um evento.

Conversa online

Hoje, 58% dos brasileiros usam a internet. E, no ambiente digital o ato de conversar também faz total diferença, já que as relações de consumo mudaram e o consumidor quer respostas imediatas.

Por isso, o assessor de comunicação deve pensar em estratégias focadas em diálogo digital, que se pareça muito com bate papo presencial, com mensagens claras e questões sempre respondidas – nunca deixe um potencial cliente sem respostas nas redes, afinal, você não faria isso pessoalmente, não é mesmo?

Aproveite esse diálogo mais informal característico das mídias sociais para saber o que o seu público necessita. Converse, estabeleça relacionamento transparente e produza conteúdos que realmente façam alguma diferença no dia a dia das pessoas, ao mesmo tempo em que transmite a mensagem central da sua marca.

As pessoas devem ser o centro de toda estratégia de comunicação e o diálogo prioriza exatamente isto. Portanto, aproveite o potencial de boa conversa.

*Graziele Corrêa. Jornalista e assessora de imprensa.

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

15 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

15 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

15 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

15 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

15 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

15 horas ago