Apesar da greve de jornalistas em Alagoas, junho também tem reservados boas notícias para profissionais e veículos de comunicação instalados no Nordeste brasileiro. Entre as novidades envolvendo a mídia da região estão, por exemplo, os novos colunistas de O Povo, jornal diário baseado em Fortaleza. Desde o dia 16, o veículo cearense conta com os textos de mais cinco articulistas. Profissionais que passam a escrever para o título graças às parcerias iniciadas com a paulistana Folha de S. Paulo e o carioca O Globo.
Dessa forma, profissionais dos impressos do Sudeste passam a ter suas análises e informações reproduzidas pela marca nordestina. Reinaldo Azevedo escreve às sextas, enquanto Demétrio Magnoli aparece com seus artigos aos sábados e as notas assinadas por Lauro Jardim ganha espaço em O Povo a cada nova edição de domingo. “Mestre do Jornalismo” do Prêmio Comunique-se, Carlos Alberto Sardenberg surge como colunista das quintas-feiras. Por fim, as parcerias ajudam a manter Elio Gaspari, com novos conteúdos às quintas e aos domingos.
Veículo de comunicação focado integralmente em notícias mantido pelo Grupo Globo, a CBN conta com mais uma afiliada em território nordestino. Na quinta-feira, 27, entrou no ar a mais nova CBN Teresina. Assim como o jornal que fechou parceria com Folha e O Globo, a emissora radiofônica é mantida pelo Grupo O Povo. A empresa destaca, inclusive, que a rádio chega “sem vínculo político e com compromisso com a diversidade”. Operando na frequência 97.5 FM, a estação transmitirá boa parte do conteúdo produzido pela rede.
A CBN Teresina também contará duas atrações próprias diárias. Os dois programas, contudo, terão o mesmo apresentador: Iônio Silva. “O ‘Jornal CBN Teresina’ terá uma edição diária, pela manhã, das 9h30 às 11h, voltado para questões exclusivas de Teresina. Em seguida irá ao ar o programa ‘Debates do Povo’, das 11h às 12h”, explica a equipe de comunicação do Grupo O Povo.
As próximas três temporadas da Copa do Nordeste de futebol seguirão com espaço na TV aberta. E no SBT. Na última semana, o canal confirmou a renovação de contrato em torno dos direitos de transmissão da competição. Ao fazer o anúncio à imprensa especializada e ao mercado, o canal informou ter superado a concorrência de outros dois veículos e destacou os bons índices de audiência e faturamento que o torneio agregam. Números que podem ser ainda melhores, uma vez que a expectativa é que, de cinco em 2019, a edição de 2020 tenha seis cotas de patrocínio fechadas.
O sucesso do SBT com “orelhuda”, como a competição é carinhosamente chamada pelos torcedores, foi enfatizado pelo diretor de programação da emissora, Murilo Fraga. “A Copa do Nordeste se mostrou um ativo regional muito importante para o SBT nesses últimos dois anos, pois o futebol é um produto que tinha pouca ou nenhuma participação na nossa grade nacional. E o resultado foi do jeito que a gente mais gosta: garantiu volume de audiência e sucesso comercial”.
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