Com uma experiência combinada de 40 anos em diversas redações, Ramaa Sharma e Stéphane Mayoux refletem, em artigo no site da Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), sobre as habilidades necessárias para melhorar a inclusão na redação. Segundo eles, a diversidade e a prática inclusiva criam oportunidades interessantes para editores e jornalistas expandirem suas perspectivas, suas habilidades e a variedade de histórias que podem cobrir, editar e ilustrar com autoridade autêntica e renovada.
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Os especialistas compartilharam perguntas que os editores possam querer fazer a si mesmos, em vez de oferecer a eles injunções inegociáveis. Confira:
Construindo uma equipe inclusiva. Quem compõe sua equipe? Eles realmente representam seu público? Que perspectivas estão faltando? Como você tem recrutado e como isso pode precisar mudar? Você está aproveitando ao máximo a equipe que tem? Todo mundo tem uma voz semelhante nas reuniões? Eles têm a mesma influência? Eles recebem recompensa e visibilidade iguais? A diversidade está totalmente incorporada no fluxo de trabalho editorial?
Ampliando sua própria perspectiva. O que você está lendo/assistindo/ouvindo? De quais plataformas você está recebendo suas notícias e ideias? A quais vozes você é particularmente sensível? Quem você segue no Twitter? Com quem você está conectado no LinkedIn? Quem são seus amigos no Facebook? Quais são seus vieses em potencial? Como você pode atendê-los?
Decidir sobre a agenda geral de notícias. Fora as notícias de última hora, o que você está cobrindo e como essas escolhas de histórias são feitas? Por quem? Que tipo de histórias são promovidas e recompensadas? Quem aparece com mais frequência em suas fotos e ilustrações? Todos os seus públicos podem se relacionar com eles? Como você sabe? Que tipo de métricas você está usando? Quais públicos você está atendendo bem? Quais você está subservindo?
Reunindo diversas histórias. Nós tendemos a relatar o que podemos ver e não o que não podemos ver. O que é que você não está vendo? Como você pode descobrir? Quem pode ajudar? Quem pode dizer o que você está perdendo? Você pode confiar neles? Por quê? Por que não?
Escrita e edição inclusiva. De quem são as perspectivas apresentadas? O que está a faltar? Você pode evoluir o artigo para incluir novas perspectivas? Com quem na sua equipe você pode testar isso? Como você pode verificar se o uso das palavras é inclusivo, objetivo e imparcial? Como você se mantém atualizado com as conversas em andamento (nas redações e no mundo) em torno do tipo de palavras mais apropriadas?
Distribuição e engajamento. Quais plataformas você prioriza? Como você promove seu conteúdo? Quem são seus influenciadores fora da redação? Quem são seus gerentes de comunidade dentro de sua organização?
*Texto originalmente publicado no site da ANJ.