O que o jornalista pode fazer quando for processado?

O trabalho do jornalista sempre foi fruto de perseguição. Saiba o que fazer caso seja processado

O exercício do jornalismo no interior do país, longe das metrópoles e em regiões de acesso difícil, tem sido uma preocupação entre as entidades que defendem o direito à liberdade de expressão. Em muitos casos, o jornalista é o dono do site e pode ser acusado de favorecer um determinado grupo político.

Relatório da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) mostra que os ataques à liberdade de imprensa explodiram em 2019. As regiões Sudeste e Centro-Oeste são as que mais têm casos. A orientação da Fenaj e dos sindicatos de jornalistas é de que o profissional faça uma denúncia formal (registro de ocorrência política ou registro em órgãos de controle, como as corregedorias,e a denúncia pública).

Segundo Maria José Braga, presidente da Fenaj, o profissional que se sentir ameaçado deve procurar o sindicato de seu estado, que o apoiará na denúncia formal e, junto com a Fenaj, fará a denúncia pública.

A assessora jurídica da Abraji, Juliana Fonteles, lembra que é importante o profissional procurar um advogado particular ou consultar a defensoria pública e reunir todos os documentos que evidenciem a integridade e transparência de seu trabalho, caso precise apresentá-los.

:: Veja aqui o contato de todos os sindicatos dos jornalistas pelo país ::

Um dos casos recentes que chegou ao conhecimento da Abraji foi o de Gustavo Abib, editor do site e jornal “Boca da Mata”, que traz notícias da região de Carmo do Cajuru, no oeste mineiro, a cerca de 100 quilômetros de Belo de Horizonte. Ele publicou um editorial no qual questiona a competência do empresário e atual secretário municipal de Planejamento e Fazenda, Matheus Maia Amaral. No texto, de jan.2020, Abib cita fontes que descrevem a atitude do secretário como “arrogante”.

Leia mais:

• Lives são alternativas de entretenimento em tempos de coronavírus
• Senador quer classificar como crime de responsabilidade fake news de autoridades
• BBC firma parceria com a Rádio MEC

Amaral registrou boletim de ocorrência contra Abib, mas a polícia civil não considerou que o jornalista cometeu crime. No entanto, uma transação penal foi oferecida pelo Ministério Público.

Na nota divulgada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e reproduzida pela Fenaj, a entidade mineira manifesta “estranhamento ao fato de o Ministério Público ter oferecido transação penal contra o jornalista, mesmo sem que o delegado tenha indiciado o jornalista”. E complementa: “Vigiar e criticar os poderes públicos é uma das mais nobres funções da imprensa na democracia. A liberdade de imprensa é garantida pela Constituição (…). Intimidar jornalistas é colaborar para o enfraquecimento da democracia, já tão mutilada no Brasil”.

“Já fui notificado de que terei de pagar uma multa de 500 reais para evitar que o processo siga. Não vou aceitar. Isso é uma maneira de calar a imprensa, usando a justiça e a máquina pública”, declarou Abib, em email enviado à Abraji.

O secretário Matheus Maia informou que, “como existe um processo judicial em andamento, uma vez que o Ministério Público entendeu, no caso concreto, que houve crime contra a honra na conduta do jornalista, não haverá qualquer manifestação até a conclusão do mesmo”. A Abraji enviou e-mail ao promotor Felipe de Leon Bellezia Sales, mas não obteve resposta até o fechamento desta reportagem.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Dia do Trabalho: Brasil está fora do Top 50 em acidentes, mas logística preocupa

Há cem anos, o Dia do Trabalho tornou-se feriado no Brasil. A data de 1º…

9 minutos ago

Empresa de logística está com 300 vagas abertas

O ManpowerGroup Brasil, uma consultoria de soluções de Recursos Humanos, que atua em todo o…

30 minutos ago

Setor de Telesserviços prevê desemprego com a reoneração da folha

O Setor de Teleserviços no Brasil desempenha um papel significativo como empregador, com mais de…

60 minutos ago

One Za’abeel lança The Offices, espaço de escritórios com licenciamento duplo na One Za’abeel Tower

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O One Za'abeel, icônico empreendimento…

2 horas ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment Initiative (FII) Institute…

5 horas ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

Riyadh/ 30/4/2024 - RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment…

5 horas ago