O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, nomeou na quarta-feira, 9, a jornalista britânica Alison Smale, 62 anos, como a nova subsecretária-geral da ONU para Comunicações Globais. O anúncio foi feito pelo porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric. A informação é da ONU News.
Smale, que é atualmente a chefe da sucursal do jornal The New York Times em Berlim, na Alemanha, tem mais de 40 anos de experiência no ramo. Ela já trabalhou para as agências de notícias UPI e AP, chefiando os escritórios para a Europa Central e o Leste europeu. Também foi editora executiva do The International Herald Tribune, baseado em Paris, durante quatro anos, e trabalhou como correspondente em Moscou e Bonn, de 1978 a 1986.
A nova subsecretária-geral substituirá a jornalista espanhola Cristina Gallach, que ocupou o cargo até o início deste ano. Em nota, Guterres agradeceu a Gallach pelo seu trabalho dedicado à ONU.
Alison Smale é formada em alemão e ciências políticas, tem mestrado em jornalismo e um doutorado honoris causa pela Universidade de Bristol. Além do inglês, como língua materna, ela é fluente em alemão, francês e russo.
*Edição: Augusto Queiroz
*Da ONU News