Os desafios da liderança

“Quando temos um time unido, a responsabilidade acaba sendo dividida”. Liderança pauta artigo de Lygia Pontes para o Comunique-se

Ser líder não é uma tarefa simples. É preciso gerenciar a equipe, administrar as diversas ferramentas das empresas dedicadas à gestão de recursos humanos, motivar o time e dar o exemplo em suas atitudes e comportamentos. No meio de tudo isso ainda estão “as atividades para as quais a profissional foi contratada”, como eu já ouvi algumas vezes. É muita coisa!

Por isso, ter aliados é essencial. E eles estão muito próximos: são os integrantes da equipe. Quando temos um time unido, a responsabilidade acaba sendo dividida e todos passam a zelar pelo bom desempenho do grupo. Por exemplo: se um profissional está sobrecarregado e com dificuldade de cumprir prazos, pedir ajuda não é um problema – na verdade, muitas vezes, o apoio chega sem nem precisar solicitar, porque a necessidade já foi percebida pelo colega. Com isso, a liderança não precisa estar o tempo todo olhando tudo e todos.

Leia mais:

Para chegar nesse nível de integração, é preciso construir um ambiente colaborativo. E isso é possível por meio de algumas atitudes:

  • Dar o crédito: nunca, em hipótese alguma, pegue o crédito por algum projeto ou ideia. E se alguém da sua equipe fizer isso, converse com a pessoa;
  • Manter a calma: mesmo nas situações mais complicadas, não grite, não brigue. Se perceber que está muito nervoso(a), esfrie a cabeça;
  • Priorizar: não peça para sua equipe fazer tudo ao mesmo tempo. Verifique o que é prioridade e trabalhe dessa forma;
  • Fornecer feedback: parabenize a sua equipe em público e critique em particular. As duas atitudes são importantes e devem ser feitas praticamente todos os dias. Não espere apenas os momentos formais de feedback, porque as situações podem ter sido esquecidas ou ter uma importância menor depois de tanto tempo;
  • Combinar “o jogo” com os envolvidos: nunca prometa nada sem antes falar com os profissionais que serão responsáveis por executar uma tarefa. Apenas eles poderão dizer se ela é viável, se o prazo é adequado e se todas as informações foram fornecidas.

Existem muitas outras atitudes que podem ser tomadas pela liderança para tornar o ambiente de trabalho colaborativo, mas eu considero essas as mais relevantes. Porém, no meio de toda a correria do dia a dia, pode ser que você se esqueça delas. Se isso ocorrer, não se preocupe. Aplique as duas regras de ouro para um bom relacionamento pessoal e profissional: reciprocidade (não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você) e peça desculpas quando errar.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

15 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

15 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

15 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

15 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

15 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

15 horas ago