Ser líder não é uma tarefa simples. É preciso gerenciar a equipe, administrar as diversas ferramentas das empresas dedicadas à gestão de recursos humanos, motivar o time e dar o exemplo em suas atitudes e comportamentos. No meio de tudo isso ainda estão “as atividades para as quais a profissional foi contratada”, como eu já ouvi algumas vezes. É muita coisa!
Por isso, ter aliados é essencial. E eles estão muito próximos: são os integrantes da equipe. Quando temos um time unido, a responsabilidade acaba sendo dividida e todos passam a zelar pelo bom desempenho do grupo. Por exemplo: se um profissional está sobrecarregado e com dificuldade de cumprir prazos, pedir ajuda não é um problema – na verdade, muitas vezes, o apoio chega sem nem precisar solicitar, porque a necessidade já foi percebida pelo colega. Com isso, a liderança não precisa estar o tempo todo olhando tudo e todos.
Para chegar nesse nível de integração, é preciso construir um ambiente colaborativo. E isso é possível por meio de algumas atitudes:
Existem muitas outras atitudes que podem ser tomadas pela liderança para tornar o ambiente de trabalho colaborativo, mas eu considero essas as mais relevantes. Porém, no meio de toda a correria do dia a dia, pode ser que você se esqueça delas. Se isso ocorrer, não se preocupe. Aplique as duas regras de ouro para um bom relacionamento pessoal e profissional: reciprocidade (não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você) e peça desculpas quando errar.
Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…
Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…
O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…
A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…
EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…
A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…