A crise mundial da pandemia do novo coronavírus está espalhando uma onda rara de colaboração entre veículos concorrentes na América Latina. Durante a semana, publicações de pelo menos seis países publicaram capas idênticas com manchetes relacionadas ao combate ao coronavírus. Movimento que passa por ações por parte de jornais brasileiros.
A inspiração veio da Espanha. No dia 15 de março, os principais jornais do país europeu publicaram nas suas primeiras páginas uma campanha do Ministério da Saúde, com a mensagem #EsteVirusLoParamosUnidos (este vírus pararemos unidos).
Na quarta-feira, 18, cinco jornais de Porto Rico compartilharam a mesma primeira página. A mensagem foi idêntica a dos periódicos espanhóis: #EsteVirusLoParamosUnidos. Dez emissoras de rádio e TV da ilha também aderiram. Elas divulgaram o slogan durante sua programação.
“A imprensa séria e tradicional tem sido o escudo para proteger o mundo de notícias falsas e rumores. [E isso] em um momento em que a humanidade precisa de informações precisas e oportunas para ajudar a conter a rápida disseminação do coronavírus”, comenta a editora María Luisa Ferré Rangel, de El Nuevo Día.
No México, a iniciativa foi do jornal El Informador e reuniu mais de 40 publicações. Os impressos estamparam nas suas edições da quinta-feira, 19, os slogans #ElCoronavirusNoPasa e #QuédateEnCasa (“o coronavírus não passa” e “fique em casa”).
Na Argentina, a a Associação de Jornais (Adepa na sigla em espanhol) coordenou a ação no país, que também ocorreu no 19. A maioria dos jornais estampou o slogan “Al virus lo frenamos entre todos. Viralicemos la responsabilidad” (frearemos o vírus entre todos. Viralizemos a responsabilidade).
“Diante do avanço global da pandemia e do impacto que está causando em nosso país, a mídia une suas vozes e suas ações em busca de uma mensagem unívoca e forte, para expressar junto aos cidadãos de todo o país a necessidade de nos comprometermos tudo na contenção do vírus e no cuidado de pessoas”. É o que informa a Adepa em comunicado publicado em seu site.
O mesmo ocorreu no Peru um dia depois. A campanha liderada pelo Conselho da Imprensa Peruana e por jornais do país buscou incentivar os cidadãos a ficar em casa. #YoMeQuedoEnCasa (eu fico em casa) foi o que se leu nas primeiras páginas dos veículos locais.
Também na sexta, jornais de El Salvador dedicaram a primeira página a uma campanha de esperança em tempos de crise. Para isso, escolheu-se a mensagem “juntos saldremos adelante El Salvador” (juntos sairemos na frente, El Salvador).
O gerente de redação do jornal La Prensa Gráfica disse ao próprio jornal que a campanha é um esforço “para mostrar unidade diante da adversidade que hoje enfrentamos devido à pandemia da Covid-19. […] Há momentos como este em que de pôr de lado tudo isso que nos divide e fazer uma frente comum”.
No Paraguai, os principais jornais publicaram nas suas primeiras páginas a frase “La Garra Guaraní vencerá al Coronavírus”. Ação que ocorreu no domingo, 22. O jornal Crónica publicou o slogan em guaraní, uma das línguas oficiais do país ao lado do espanhol: “Ñande pyapy mbarete ombotapykuéta coronavirus”.
Emissoras de TV da região também entraram na campanha de combate ao novo coronavírus. Um vídeo da Aliança Informativa Latino-Americana mostra jornalistas de quase todos os países do continente orientando o público a se ficar em casa.
No Brasil, enquanto a Associação Nacional de Jornais (ANJ) articulava uma ação semelhante para a segunda-feira, 23, iniciativas estaduais ocorreram na sexta (Piauí) e no domingo (Maranhão e Paraná).
“A receptividade do público tem sido extraordinária. Quando colocamos as postagens das páginas no Facebook e no Instagram, as manifestações foram imediatas, com grande número de compartilhamentos e comentários estimulantes. Embora não busquemos aplauso, mas simplesmente colaborar, ajudar na conscientização sobre a enorme necessidade de isolamento social, ficamos felizes em saber que acertamos. Ser humilde e solidário é o mínimo que podemos fazer”, afirma, em contato com ao Knight Center for Journalism in the Americas, José Osmando. Ele é diretor de jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação.
“A ideia surgiu no jornal Meio Norte. […] Fizemos a arte aqui no jornal O Dia e compartilhamos com o jornal Meio Norte”, explica ao Knight Center for Journalism in the Americas, a editora-chefe de O Dia, Adriana Magalhães. “Mais do que nunca precisamos sustentar o bom jornalismo. Somente esse jornalismo é capaz de manter a população bem informada e minimizar os problemas causados pelas fakes news. O jornalista está fazendo o seu papel. Nós, jornalistas, nos colocamos na linha de frente, para fazer o link entre a crise e a população”.
No domingo, 22, foi a vez de jornais dos estados brasileiros do Maranhão e do Paraná unificarem suas primeiras páginas com mensagens contra o coronavírus.
Nesta segunda-feira, dia 23, o dia foi de colaboração no âmbito nacional. Dezenas dw=e jornais brasileiros unificaram suas capas para veicular uma campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ). O movimento entre concorrentes do jornalismo é em apoio ao combate ao coronavírus e à desinformação.
A mensagem do anúncio destaca a importância da informação e da responsabilidade de todos no enfrentamento da pandemia. Ao se unirem em um esforço em comum, os jornais também conclamam para a valorização da informação jornalística e criam uma hashtag unificada – #imprensacontraovirus – que indica os esforços dos meios de comunicação na luta coletiva contra o vírus.
“Em situações dramáticas como a que vivemos, informação precisa e contextualizada é um bem ainda mais essencial”, enfatiza o jornalista Marcelo Rech, presidente da ANJ. “A ação demonstra a unidade dos jornais brasileiros em torno de uma causa comum: servir a população com jornalismo de qualidade para, com a responsabilidade que o momento exige, enfrentarmos e vencermos a pandemia”.
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