São Paulo, SP 1/3/2021 –
Os gestores de compra do varejo são desafiados diariamente com inúmeros novos produtos lançados pela indústria. Todos os anos são centenas de novidades. Então, como escolher o produto ideal para o estabelecimento, ainda que de pequeno porte?
“O processo de decisão para a seleção de um novo produto requer cuidado, pois a escolha errada pode trazer prejuízos para o varejo, como necessidade de troca, ruptura, insatisfação dos consumidores ou até mesmo perda total da compra, dependendo do acordo realizado”, afirma Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, plataforma digital que conecta varejistas e marcas locais, facilitando a descoberta de novos produtos.
“A pandemia mostrou que as relações varejo e indústria podem ser diferentes e a aproximação entre a pequena indústria e o pequeno varejo é fundamental para a sustentabilidade de toda a cadeia. Novas formas de parcerias foram criadas nos últimos meses e se mostraram fundamentais para a sobrevivência de muitas pequenas empresas e para a recuperação do setor”, analisa Alvaro Furtado, presidente do Sincovaga (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de São Paulo), que representa 35 mil empresas do segmento, de todos os portes.
Para ajudar nessa tarefa, o Sincovaga e a Local.e se uniram na campanha “Colaborar para Fortalecer”, disponibilizando gratuitamente uma plataforma com mais de 6.000 novos produtos para o varejista conhecer e ter acesso a informações relevantes para o seu processo de decisão. Mais informações podem ser obtidas no site: www.colaborarparafortalecer.com.br
Conheça os 4 pontos principais para facilitar o processo de decisão, segundo os especialistas:
1. O novo produto está alinhado ao perfil do seu consumidor?
Essa deve ser a primeira pergunta a ser respondida. Para isso, é fundamental que conhecer bem o perfil do consumidor e entender também a proposta do novo produto. Pouca chance terá um produto muito bom focado em saudabilidade em um varejo com público prioritariamente formado por consumidores de guloseimas.
2. O lançamento agrega valor para a categoria?
Muitas vezes, trazemos novidades para loja sem fazer uma análise do que já existe no mix de produtos. Essa avaliação é importante para entender se o novo produto está trazendo algo diferenciado, se poderia substituir algum outro item que não está performando bem. Estamos trazendo um novo produto que é “mais do mesmo”?
A segunda consideração a ser feita está alinhada à famosa frase ‘a gôndola não é elástica’. O novo produto terá espaço em gôndola? Se não, o que será retirado para dar lugar à novidade?
3. O novo produto terá uma chance real de dar certo na loja?
Introduzir um novo produto sem nenhum tipo de suporte pode ser o caminho para o fracasso do lançamento. Qualquer novidade precisa ser propriamente introduzida para o consumidor por meio de destaque em gôndola, promoções, tabloides, etc. Portanto, quando estiver negociando um lançamento, é preciso considerar também as atividades e investimentos necessários para iniciar as vendas do novo produto.
Se não houver qualquer tipo de atenção prevista, o varejista deve ponderar os riscos e as chances de o produto dar certo ‘sozinho’ na loja.
4. O novo produto está alinhado às tendências?
O mercado nunca esteve tão incerto e volátil. Por isso, as demandas dos consumidores estão constantemente mudando e evoluindo. Assim, é importante estar informado sobre as tendências do mercado, principalmente, para conseguir introduzir novidades relevantes na sua loja.
Esperar a decisão da concorrência para só depois considerar sobre um novo produto pode ser tarde demais.
O varejista deve considerar que o consumidor está cada vez mais informado e busca por produtos que não só atendam suas necessidades, como também estejam alinhados às suas crenças e valores. Por isso, acompanhar as centenas de lançamentos pode ser desafiador, mas é fundamental para manter um sortimento de produtos diferenciado e relevante para esse consumidor exigente.
Website: https://www.sincovaga.com.br
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