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Para Fiat Chrysler, desafio na pandemia foi cuidar de pessoas além do negócio

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A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) fez ações relevantes que asseguraram não apenas a produtividade do negócio, mas também a saúde dos seus funcionários e familiares durante a pandemia. Foi um trabalho que começou antes mesmo de o coronavírus aterrissar nas Américas.

Fernão Silveira, diretor de comunicação corporativa e sustentabilidade da FCA conta que, por ser uma empresa global e centenária, foi importante manter um olhar atento aos desdobramentos e estratégias adotadas, especialmente no primeiro trimestre, quando muito pouco se sabia sobre o coronavírus.

A própria Fiat interrompeu a produção, no mês de março, para entender o espectro da situação. E, como resultado, se desdobrou em um conjunto de ações focadas em proteger as pessoas e a própria sociedade.

Nas palavras de Fernão, adotou-se o pensamento “razão social importa mais do que CNPJ”.

Para isso, a FCA contou com a expertise em engenharia e manufatura para consertar respiradores e montar hospitais de campanha — um em Betim, onde fica a fábrica da empresa, mas também em Pernambuco e Córdoba, na Argentina. Tudo isso, sem descuidar do negócio, nos meses seguintes, e da proteção das pessoas.

Outra ação importante foi o aluguel de carros de som para conscientizar a população de Goiana, Pernambuco, além de distribuir álcool gel e máscara em praça pública.

É claro que ações desse porte condizem com o tamanho de uma empresa. Contudo, são medidas adaptáveis. Porque cada empresa possui um núcleo e gira em torno de um determinado número de pessoas. Estar ao alcance delas é um bom primeiro passo inspirador que se pode extrair das ações da FCA.

É importante, ainda, ressaltar que ações sociais devem ser feitas com base no DNA da empresa, e não para seguir uma tendência. Talvez, em tempos de pandemia, seja possível pensar, resgatar e repensar os pilares institucionais para realmente “fazer o que está falando que está fazendo”, conforme Silveira destaca.

Não basta falar. Não basta fazer por fazer, mas, sim, porque está presente na cultura da sua marca.

A conversa com Fernão Silveira está na 274ª edição do Podcast-se.

O Podcast-se é o podcast oficial do Grupo Comunique-se. Está no ar há mais de três anos e já tem quase 300 episódios no ar. Figura entre os top-10 podcasts de Marketing do Brasil segundo o ranking de audiência do Chartable. Está disponível nas principais plataformas, como SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts e outras.

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Cassio Politi

Já foi editor e diretor de conteúdo do Comunique-se, além de ombudsman do Portal. Atualmente, dirige os cursos do C-se e é o responsável pelo Podcast-se, que figura entre os top-10 podcasts de marketing do País de acordo com o Chartable. Escreveu o primeiro livro em português sobre content marketing. Em 2015, foi eleito pela Digitalks o profissional do ano em content marketing no Brasil. É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria. Por sua empresa, a Tracto, presta consultoria ou produz conteúdo para empresas de variados portes no Brasil e na América Latina, incluindo multinacionais. Apresentou alguns de seus cases em eventos nos Estados Unidos. Está no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, do qual participa anualmente desde 2012.

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