Para trabalharmos felizes precisamos dos conflitos

Comunicadora e consultora, Lygia Pontes coloca a felicidade em discussão. Como, até mesmo em empresa de comunicação, deixar as pessoas mais felizes no ambiente corporativa? Confira o texto da articulista-parceira do Portal Comunique-se

Como consultora em felicidade profissional e eficiência, é muito comum me perguntarem se auxílio meus clientes a fugirem de discussões ou como as pessoas podem agir para agradar chefes e colegas. Quando explico que faço justamente o oposto disso, o espanto é visível.

“Vamos considerar um ponto importante do trabalho: o relacionam”

Vamos considerar um ponto importante do trabalho: o relacionamento. No meu caso – e acredito que no da grande maioria dos profissionais (se não todos) – estou sempre em contato com outras pessoas, como clientes, fornecedores, parceiros. E, assim como em qualquer tipo de relacionamento, preciso estar atenta ao outro e fazer concessões, mas nunca deixando de lado as minhas prioridades, o que não posso abrir mão e minha autopreservação.

“Se não nos sentimos bem, não conseguimos construir relações positivas”

Margaret Heffernan deixa isso bem claro no livro O Poder das Pequenas Mudanças: “a aversão ao conflito e o desejo de agradar são universais e drenam nossa energia, iniciativa e coragem”. Por isso, quando nos colocamos de lado na tentativa de deixar o outro feliz, a nossa felicidade em trabalhar vai embora. E se não nos sentimos bem, não conseguimos construir relações positivas. Assim, impactamos de forma negativa o ambiente e alcançamos o efeito contrário.

Posso falar tudo isso com propriedade, porque tenho me aprofundado nesse tema há alguns anos. Digo isso devido à minha experiência profissional em empresas de diversos segmentos, principalmente de comunicação, onde não é raro vermos os profissionais enfrentarem desafios ao se relacionarem. Algo bem irônico, não é?

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Cuidados com a pele ajudam a identificar sinais de câncer

Médica explica os cuidados diários para cuidar da saúde da pele e quando alguma mancha…

11 horas ago

Empresas de logística investem em gestão de riscos

Natal cria alta demanda e impõe desafios para a operação de entregas

11 horas ago

Profissionais de tech não temem impactos da IA na carreira

Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo "Panorama de carreiras 2030: o que…

11 horas ago

IEG: insights importantes marcam o High Potential Program

High Potential Program Shared Services 2024, programa de treinamento para formação de líderes de CSC…

11 horas ago

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago