Para trabalharmos felizes precisamos dos conflitos

Comunicadora e consultora, Lygia Pontes coloca a felicidade em discussão. Como, até mesmo em empresa de comunicação, deixar as pessoas mais felizes no ambiente corporativa? Confira o texto da articulista-parceira do Portal Comunique-se

Como consultora em felicidade profissional e eficiência, é muito comum me perguntarem se auxílio meus clientes a fugirem de discussões ou como as pessoas podem agir para agradar chefes e colegas. Quando explico que faço justamente o oposto disso, o espanto é visível.

“Vamos considerar um ponto importante do trabalho: o relacionam”

Vamos considerar um ponto importante do trabalho: o relacionamento. No meu caso – e acredito que no da grande maioria dos profissionais (se não todos) – estou sempre em contato com outras pessoas, como clientes, fornecedores, parceiros. E, assim como em qualquer tipo de relacionamento, preciso estar atenta ao outro e fazer concessões, mas nunca deixando de lado as minhas prioridades, o que não posso abrir mão e minha autopreservação.

“Se não nos sentimos bem, não conseguimos construir relações positivas”

Margaret Heffernan deixa isso bem claro no livro O Poder das Pequenas Mudanças: “a aversão ao conflito e o desejo de agradar são universais e drenam nossa energia, iniciativa e coragem”. Por isso, quando nos colocamos de lado na tentativa de deixar o outro feliz, a nossa felicidade em trabalhar vai embora. E se não nos sentimos bem, não conseguimos construir relações positivas. Assim, impactamos de forma negativa o ambiente e alcançamos o efeito contrário.

Posso falar tudo isso com propriedade, porque tenho me aprofundado nesse tema há alguns anos. Digo isso devido à minha experiência profissional em empresas de diversos segmentos, principalmente de comunicação, onde não é raro vermos os profissionais enfrentarem desafios ao se relacionarem. Algo bem irônico, não é?

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

18 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago