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Pesquisa da Universidade de Oxford aponta o nível de desenvolvimento do pensamento crítico em alunos

Estudo com mais de 560 alunos de oito escolas da Austrália, Inglaterra e Noruega, analisou os efeitos do Programa do International Baccalaureate nas habilidades de pensamento crítico dos alunos.

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São Paulo 18/11/2020 –

Em um mundo que muda rapidamente, as escolas buscam ensinar as habilidades necessárias para que os alunos tenham sucesso dentro e fora da sala de aula. Diversos estudos pelo mundo apontam que o pensamento crítico é muito importante para o sucesso individual e coletivo, motivo pelo qual alunos, pais, escolas e universidades procuram essas habilidades.

Um estudo realizado pela Universidade de Oxford concluiu que os alunos do International Baccalaureate® (IB) – organização sem fins lucrativos que oferece programas educacionais – apresentam habilidades de pensamento crítico muito superiores às dos alunos de outros programas.

O estudo realizado pela Universidade, que contou com a participação de mais de 560 alunos de oito escolas da Austrália, Inglaterra e Noruega, analisou os efeitos do Programa de Diploma (PD) do IB nas habilidades de pensamento crítico dos alunos. Nenhuma pesquisa anterior tinha utilizado uma avaliação do pensamento crítico validada para comparar os alunos do PD com alunos de outros programas no mundo todo.

O estudo encomendado pelo IB teve duração de um ano e foi realizado pelo Centro de Avaliação Educacional da Universidade de Oxford (OUCEA, em inglês). Os resultados quantitativos demonstram que os alunos do Programa de Diploma apresentam níveis muito mais altos de habilidades de pensamento crítico que os alunos de outros programas.

Esta vantagem se manteve mesmo depois de estudar as covariáveis pertinentes para usar análise de regressão e correspondência por índice de propensão. Além disso, à medida que os alunos avançam no Programa de Diploma, as habilidades de pensamento crítico aumentam, diferenciando-os ainda mais dos alunos de outros programas.

“O valor agregado observado nos estudantes que realizam o Programa de Diploma do IB é a assimilação dos conceitos: eles aprendem. Acima de tudo, eles se permitem duvidar e questionar. Eles também mantêm a mente aberta, pois tem outras atividades como o programa de Criatividade, Atividade e Serviço (CAS), onde realizam ações que os formam como pessoas empáticas e com abertura a outras culturas”, afirmou a Diretora Geral de um Colégio na Argentina.

“Os alunos e educadores do IB identificaram muitas possibilidades por meio das quais o IB incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico. No futuro, esperamos ter uma ideia mais clara sobre como melhorar as habilidades de pensamento crítico dos alunos”, afirmou Therese Hopfenbeck, principal pesquisadora do projeto.

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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