Opinião

Piada internacional: imprensa entra na onda do #NeymarChallenge

Com fama de cai-cai aflorada em sua participação na Copa do Mundo, atacante se torna piada até para veículos de imprensa. O #NeymarChallenge se transforma em pauta dentro e fora do Brasil

A fase não está boa para Neymar. Tido como maior esperança para a conquista do hexa da seleção brasileira na Rússia, o atacante deixa a Copa do Mundo como chacota internacional. Depois de suas tentativas de simulação de falta renderem memes nas redes sociais, o #NeymarChallenge tem chamado a atenção até de órgãos da imprensa. Mesmo no jornalismo, a postura adotada pelo jogador é ridicularizada.

Jornal carioca reconhecido pelas sátiras, o Meia Hora foi além de manchete e fotos para ironizar as quedas do atacante da equipe eliminada pela Bélgica nas quartas de final da Copa. Na edição que circula nesta terça-feira, 10, o impresso fez igual a Neymar e… caiu. O layout foi modificado, com a primeira página sendo apresentada aos leitores na lateral – dando a sensação de que precisava se levantar. Estatísticas dão conta de que Neymar ficou quase 14 minutos caído no gramado durante os cinco jogos que o Brasil disputou na Rússia.

“The Zuera Neves Ends” definiu a equipe responsável pela capa do Meia Hora. Em seu conteúdo, o impresso popular mostra que país afora o #NeymarChallenge chegou a time de futebol infantil, cachorro e pebolim. O desafio que, informa o impresso, atrapalhou a redação. “Já tá culpando o estagiário por a imagem estar assim, né? Mas não é nada disso, coitado… Quando nosso editor tava fazendo a capa de hoje, alguém gritou ‘NEYMAR’ perto dele. O resultado taí [primeira página apresentada na lateral]”, anunciou a marca em postagem no Facebook.

O #NeymarChallenge fez a capa do jornal Extra ser impressa “caída” (Imagem: divulgação)

Sucesso nas redes sociais

O trabalho do Meia Hora em entrar no clima do #NeymarChallenge movimentou as redes sociais. No Facebook, a imagem com a capa caída do jornal conta com mais de 1,5 reações, 500 compartilhamentos e 190 comentários. Pelo Twitter, publicação similar conta com mais de 100 retuítes, 200 curtidas e 13 comentários. A maioria do público que interagiu com o material gostou da brincadeira. “Meu sonho é ser estagiária do Meia Hora”, escreveu a estudante de publicidade Melissa Vitoria.

#NeymarChallenge na França

Correspondente internacional do SporTV e da TV Globo na capital francesa desde que Neymar foi contratado pelo Paris Saint-Germain, Alexandre Oliveira acabou por se ver em meio ao #NeymarChallenge na segunda-feira, 9. Ao participar do ‘Redação SporTV’, o jornalista mostrou o momento em que um torcedor se aproximou perguntando se ele era do Brasil. Com a resposta positiva, o torcedor falou “Neymar” e se jogou no chão. Os participantes do programa esportivo reforçaram que a imagem do jogador foi prejudicada por causa das ações realizadas durante a Copa do Mundo.

#NeymarChallenge no México

Na última sexta-feira, 6, horas depois da eliminação do Brasil, o #NeymarChallenge ganhou espaço na televisão mexicana. O canal local do Fox Sports interrompeu o conteúdo do humorístico ‘Lo Mejor de Fox Sports’ assim que um dos integrantes gritou o nome do atleta brasileiro. A equipe começou a rolar no chão. Até a apresentadora Rossana Salgado apareceu se jogando no cenário da emissora. Além de aparecer na televisão, o vídeo fez sucesso no Twitter.

Criticado pela mídia internacional

“Caiu de vez”. Dessa forma, o português A Bola chegou às bancas no dia seguinte à eliminação da seleção brasileira frente ao time belga. Para ilustrar a manchete, o jornal lusitano mostrou foto de um dos momentos em que Neymar esteve no gramado durante o mundial. O impresso mexicano Record fez montagem para mostrar o jogador como “frágil” e fez um pedido: para ele viajar com cuidado, informou o Esporte Interativo. Antes mesmo do sonho do hexa acabar, tabloides da Inglaterra não pouparam Neymar de críticas. “Mimado”, “resmungão” e “trapaceiro” foram alguns dos termos utilizados para se referir ao brasileiro, registrou o site Metrópoles.

Neymar é frágil, avisa jornal mexicano (Imagem: reprodução)
O brasileiro “caiu de vez”, informa impresso português (Imagem: reprodução)

Neymar cai-cai, eliminado e calado

A fama de cai-cai fez Neymar se calar. Desde o fim do jogo contra a Bélgica, o atacante tem evitado contato com a imprensa. Após a partida, não parou para conversar com os jornalistas que estavam na zona mista do estádio de Kazan. No desembarque do que sobrou da delegação no Rio de Janeiro, ele decidiu ignorar os repórteres e torcedores que estavam no saguão do aeroporto. Sem falar com nenhum veículo jornalístico, o jogador postou mensagem em seu perfil no Instagram. “Difícil encontrar forças pra querer voltar a jogar futebol”, publicou o atacante que – por jogar futebol – ganha mensalmente o equivalente a R$ 9,25 milhões como salário no Paris Saint-Germain.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago