Polícia intima jornalistas para apurar vazamento de informações

Dupla de jornalistas entrou na mira de inquérito da Polícia Civil de Minas Gerais. Autoridades apuram denúncias envolvendo a Codemig, autarquia estadual

Na última quarta-feira, 13, a Polícia Civil de Minas Gerais intimou as repórteres Angélica Diniz e Ludmila Pizarro. As duas são funcionárias do jornal O Tempo. A intimação é para as jornalistas prestarem esclarecimentos em inquérito. As autoridades locais apuram o vazamento de informações sigilosas da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

Desde fevereiro, as jornalistas e outros repórteres publicaram reportagens. A pauta em questão? A tentativa do governo do Estado de Minas Gerais de saldar dívidas públicas por meio da venda de ações do nióbio e da contratação de empréstimo a juros altos por meio da Codemig. Algumas das histórias se basearam em documentos internos da empresa, obtidos junto a uma fonte anônima.

Em 11 de junho, a Codemig apresentou uma notícia crime à polícia mineira. A autarquia acusa um ex-servidor de ser a fonte das reportagens. Segundo a empresa, ele acessou um sistema interno onde ficam armazenados os documentos apresentados em um dos textos, dias antes da publicação. O então funcionário teria confessado ser responsável pelo vazamento.

Junto à notícia crime, a empresa anexou uma troca de mensagens de Angélica Diniz com o presidente da Codemig. A jornalista busca ouvi-lo sobre os fatos que seriam publicados no jornal e diz a ele ter em mãos documentos que os comprovariam.

Nota da Abraji

A Abraji considera a intimação das jornalistas como testemunhas no caso um risco ao sigilo da fonte, ao pretender confirmar as acusações da Codemig de que o ex-servidor teria repassado as informações à imprensa. Colocar em risco este instrumento fundamental para o ofício, garantido pela Constituição Federal, é uma ameaça à liberdade de expressão e, como tal, é digna de repúdio.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Conab divulga estimativa de produção de soja e milho

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, em 11 de abril, um novo boletim com…

1 minuto ago

Sistema automatizado de armazenamento e recuperação Infinity® da OPEX® ganha o prestigiado prêmio internacional Red Dot Award em design de produto

OPEX® Corporation, líder mundial em automação de próxima geração há quase 50 anos, tem o…

56 minutos ago

Sistema automatizado de armazenamento e recuperação Infinity® da OPEX® ganha o prestigiado prêmio internacional Red Dot Award em design de produto

MOORESTOWN (EUA) 30/4/2024 - OPEX® Corporation, líder mundial em automação de próxima geração há quase…

56 minutos ago

Spatial anuncia versão 2024 1.0.1

Spatial Corp, fornecedora líder de kits de ferramentas de desenvolvimento de software para soluções de…

1 hora ago

Spatial anuncia versão 2024 1.0.1

A versão 2024 1.0.1 oferece funcionalidade avançada para otimizar e simplificar dados complexos durante a…

1 hora ago

Help Desk pode ser opção para fidelizar clientes

No mundo empresarial cada vez mais digitalizado e interconectado, a implementação de um serviço de…

2 horas ago