Polícia prende suspeitos pelo assassinato de radialista

Três suspeitos de envolvimento no assassinato de Jefferson Pureza foram presos pela Polícia Civil de Edeia. Radialista foi morto em janeiro no interior de Goiás

A Polícia Civil de Edeia (GO) prendeu na manhã da última sexta feira, 9, três suspeitos do assassinato do radialista Jefferson Pureza, além de apreender um adolescente. Entre os presos está o vereador José Eduardo Alves da Silva (PR), suspeito de ser o mandante do assassinato, e o caseiro Marcelo Rodrigues dos Santos, de 39 anos, que é acusado de ser o intermediário.

Rodrigues dos Santos teria contratado, por 5 mil reais, Leandro Cintra da Silva, de 23 anos, e um adolescente de 17 anos, que seriam os executores. As prisões fazem parte da Operação Nuntius.

Segundo o delegado Queops Barreto, responsável pelo caso, o assassinato teve “um misto de motivação política e passional”. No primeiro aspecto, pelas reiteradas críticas que o radialista fazia à gestão municipal e aos vereadores da situação em seu programa de rádio; no segundo, porque Pureza teria tido um caso com a ex-mulher do vereador.

Em 26 de janeiro de 2017, ao vivo em seu programa, o radialista disse que José Eduardo teria encomendado a sua morte. Além do vereador, Pureza mencionou o ex-prefeito João Batista “Boiadeiro” (PTB).

O radialista foi morto com três tiros na noite de 17 de jan de 2018. Pureza trabalhava na rádio Beira Rio FM, apresentando o programa ‘A Voz do Povo’. A rádio foi alvo de ataques mais de uma vez. Na mais recente, em novembro de 2017, foi completamente incendiada. A emissora tinha planos de voltar a funcionar, até o assassinato do radialista.

Jornalistas apuram o caso

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) acompanha o caso no âmbito do Programa Tim Lopes. No final de janeiro, uma equipe da associação visitou a região para obter mais informações sobre o crime. O Programa Tim Lopes é financiado pela Open Society Foundations e tem por objetivo fomentar a apuração completa de casos de homicídio, sequestro ou tentativa de homicídio contra comunicadores.

Leia Mais:

***** ***** ***** *****

Por Rafael Oliveira. Com informações de O PopularG1 e Mais Goiás.

Compartilhe
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Bilinguismo auxilia na cognição e habilidade socioemocional

Modelo educacional fortalece circuitos cerebrais e perfil multitarefas desde a infância, segundo estudo. Bruna Figueiredo,…

14 horas ago

Consórcio Bancorbrás implementa ferramenta para regularização de dívidas

Portal de Auto Negociação permite que consorciado negocie os débitos a qualquer hora do dia,…

14 horas ago

Advogado esclarece dúvidas sobre aposentadoria especial

A modalidade é concedida ao segurado que trabalha em situação de risco ou exposto a…

14 horas ago

Empresas descobrem estratégia na retenção de Baby Boomers

Pluralidade geracional é positiva para o mercado; especialista defende que Baby Boomers contribuem para o…

14 horas ago

Solução da tuvis converte 35% dos leads de empresas

Com o aumento da produtividade proporcionado pela solução da tuvis, o time de vendas conseguiu…

14 horas ago

Empreendimento se integra à natureza através de arquitetura

O Lagom Perequê, da GT Home & ABC, fica localizado dentro do Parque Natural Municipal…

14 horas ago