Antes de entrarmos no assunto deste post, gostaria de saber: você se considera um jornalista digital ou pretende evoluir seus conhecimentos para tal? Se a resposta for sim, você com certeza produz conteúdo para a internet, certo? Se a resposta for sim novamente, imagino que você quer que o maior número possível de pessoas leia seu conteúdo.
Então, entre outros fatores, seu conteúdo precisa ser bem indexado pelo Google. Mas como mensurar isso? Existe série de ferramentas que podem te auxiliar nessa tarefa e, inclusive, mencionei algumas delas no artigo 25 ferramentas que todo jornalista deveria conhecer e utilizar.
Entre todas as que venho testando ao longo de 12 anos atuando com comunicação digital, a mais adequada para este objetivo é o Google Search Console. Você a conhece? Nunca ouviu falar? Já ouviu falar, mas nunca usou? Neste artigo, vou te explicar as principais vantagens de utilizá-la em seu dia a dia de trabalho.
Você sabe como seu conteúdo é encontrado na internet?
Sempre é válido reforçar que todo jornalista e comunicólogo que produz conteúdo para a internet precisa entender como seu público-alvo se comporta, que mídias ele utiliza e, principalmente, se está se comunicando corretamente com sua audiência.
Como o Google é o mecanismo de busca mais acessado do Brasil, é fundamental entendermos como as pessoas pesquisam por nosso conteúdo, que palavras-chave elas utilizam para o Google oferecer os resultados relacionados ao nosso portal de notícias, site, e-commerce ou blog.
A principal ferramenta para fazer esta análise é o Google Search Console, que faz parte do Google Webmaster Tools, uma espécie de clínico geral de sites, blogs e outras plataformas de conteúdo. Entre inúmeras funcionalidades, ele oferece um diagnóstico de quais palavras-chave estão indexadas na busca orgânica (não paga) do Google, incluindo os seguintes dados:
Para verificar essas informações, basta selecionar seu site ou blog no Google Search Console e clicar em Search Analytics.
Além das consultas, também é possível verificar a performance por páginas do site. Para isso, basta clicar no campo “páginas”.
Como instalar o Google Search Console em seu site ou blog
A instalação é muito simples. Basta você criar conta na ferramenta e cadastrar seu site ou blog. Após esse cadastro, você vai receber um código de acompanhamento para instalação nas páginas que você pretende monitorar, a fim de confirmar a propriedade do veículo. Após esta confirmação, os dados começam a ser contabilizados.
Quando a instalação estiver concluída, você receberá do Google um e-mail como este:
O Google Search Console é apenas uma das diversas ferramentas do Google que podem auxiliar jornalistas nos processos de análise de dados e produção de conteúdo. Recomendo o artigo Como o Google News Lab pode ajudar jornalistas no universo digital, para conhecer outras complementares e aprofundar ainda mais suas estratégias.
Boa análise de dados!
Espero que você tenha gostado do artigo e que o conhecimento transmitido tenha sido útil para seus projetos de jornalismo e comunicação digital. Qualquer dúvida, fique à vontade para entrar em contato.
Se você chegou até o fim da leitura e curtiu o conteúdo, utilize os botões abaixo e compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Um abraço e até a próxima!
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…