ESPECIAIS MAIS COMUNICAÇÃO

Porta dos Fundos ironiza universo cinematográfico em estreia na telona

Porta dos Fundos estreia no cinema nesta quinta-feira, 30 (Imagem: Divulgação)

Em sua mais nova produção, a trupe do Porta dos Fundos estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 30, com o longa-metragem Contrato Vitalício. Dirigido por Ian SBF e produzido por Tereza Gonzalez, o filme ironiza o universo cinematográfico, com insights bem humorados sobre as mazelas de se fazer parte do mundo do estrelato. A reportagem do Portal Comunique-se conferiu em primeira mão o novo projeto do grupo.
Com roteiro escrito por Fábio Porchat – que também protagoniza o longa – e Gabriel Esteves, o filme carrega o DNA do grupo humorístico que começou com esquetes na web em 2012. “A gente sempre pensa no conteúdo como um todo. Com o filme não foi diferente. Não dividimos a linguagem por mídia. Independentemente da plataforma, criamos e deixamos fluir”, explicou Ian.

O longa conta a história de dois amigos, o diretor Miguel, interpretado por Gregorio Duvivier, e o ator Rodrigo (Fábio Porchat). Eles recebem o grande prêmio de um festival internacional de cinema. Depois de beberem muito, Rodrigo assina contrato vitalício para participar de todas as produções feitas por seu amigo.

Porém, Miguel desaparece e ressurge dez anos depois, com a proposta de fazer um filme delirante, contanto o que passou enquanto esteve sumido. Rodrigo, que ficou famoso, desconfia da sanidade do diretor. Para piorar, percebe que para honrar o contrato escrito há dez anos, será obrigado a participar de produção que pode destruir sua carreira e sua vida.

Além da dupla, o filme traz alguns perfis da nova geração que é ligada em tecnologia o tempo todo, como a blogueira Fernanda Tagliteli, interpretada por Thati Lopes, que passa 24 horas conectada mostrando os bastidores de sua vida glamorosa, e o empresário de celebridades Ulisses (Luis Lobianco), que não larga o celular nenhum minuto.

Para Porchat, os personagens são o reflexo do que acontece no ambiente dos famosos. “Estamos expondo situações que são comuns a todos nós que já participamos desse universo. Tem, sim, sátira a todos os personagens, um pouco de exagero na construção. Ao escrever o roteiro, o que fizemos foi jogar holofote no mundo do entretenimento para todos os lugares”.

Thati contou que para incorporar a blogueira se inspirou em personalidades da web. Seu laboratório foi, basicamente, acompanhar redes sociais como Instagram e Snapchat de pessoas do meio. Lobianco afirmou que seu personagem é exatamente o contrário de sua personalidade. “Quero sempre perceber as pessoas, observá-las e trocar experiências com elas. O Ulisses está sempre esquecendo o mundo a sua volta”.

O longa-metragem conta, ainda, com a participação de Júlia Rabelo e Marcos Veras, atores que ficaram afastados um tempo dos trabalhos do Porta dos Fundos por questões contratuais do Grupo Globo, onde atuam em novelas. “O Porta é minha família artística. Somos uma trupe, mas também temos, paralelamente, nossas carreiras individuais. Não somos fieis profissionalmente, mas temos esse lugar família, com uma química maravilhosa”, explicou a atriz.

Outros detalhes
Para Ian, fazer longa-metragem no Brasil já é uma vitória. Ele afirmou que o trabalho em ‘Contrato Vitalício’ aconteceu mais rápido do que imaginava, já que o roteiro começou a ser escrito há menos de um ano. Como seu parceiro de 15 anos de estrada, Porchat declarou que é gratificante juntar tantos personagens e ver o filme como uma possibilidade real para a trupe. Também fazem parte do elenco do lançamento atores como Antonio Tabet, Gabriel Totoro, João Vicente de Castro e Rafael Portugal.

O diretor disse que o Porta dos Fundos possui outros projetos de filmes para colocar em curso, mas que certamente não haverá continuação de Contrato Vitalício. Quanto à expectativa de público para a estreia da trupe nas telonas, Tabet afirmou que se houver de espectadores no cinema o que o grupo alcança em um vídeo do YouTube, já estarão felizes.

SOBRE O AUTOR

Tácila Rubbo

Estudante do 7º semestre do curso de jornalismo da Fiam-Faam, 23 anos. Trainee de redação do Portal Comunique-se desde setembro de 2016. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Atualmente, é a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Além disso, cuida de produções externas e, claro, produz notas e reportagens especiais.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas

  • SUATV - TV Corporativa, Mural Digital e Digital Signage é SuaTV
  • RIWEB
  • Dino