Porta dos Fundos ironiza universo cinematográfico em estreia na telona

Em sua mais nova produção, a trupe do Porta dos Fundos estreia nos cinemas nesta quinta-feira, 30, com o longa-metragem Contrato Vitalício. Dirigido por Ian SBF e produzido por Tereza Gonzalez, o filme ironiza o universo cinematográfico, com insights bem humorados sobre as mazelas de se fazer parte do mundo do estrelato. A reportagem do Portal Comunique-se conferiu em primeira mão o novo projeto do grupo.
Com roteiro escrito por Fábio Porchat – que também protagoniza o longa – e Gabriel Esteves, o filme carrega o DNA do grupo humorístico que começou com esquetes na web em 2012. “A gente sempre pensa no conteúdo como um todo. Com o filme não foi diferente. Não dividimos a linguagem por mídia. Independentemente da plataforma, criamos e deixamos fluir”, explicou Ian.
O longa conta a história de dois amigos, o diretor Miguel, interpretado por Gregorio Duvivier, e o ator Rodrigo (Fábio Porchat). Eles recebem o grande prêmio de um festival internacional de cinema. Depois de beberem muito, Rodrigo assina contrato vitalício para participar de todas as produções feitas por seu amigo.
Porém, Miguel desaparece e ressurge dez anos depois, com a proposta de fazer um filme delirante, contanto o que passou enquanto esteve sumido. Rodrigo, que ficou famoso, desconfia da sanidade do diretor. Para piorar, percebe que para honrar o contrato escrito há dez anos, será obrigado a participar de produção que pode destruir sua carreira e sua vida.
Além da dupla, o filme traz alguns perfis da nova geração que é ligada em tecnologia o tempo todo, como a blogueira Fernanda Tagliteli, interpretada por Thati Lopes, que passa 24 horas conectada mostrando os bastidores de sua vida glamorosa, e o empresário de celebridades Ulisses (Luis Lobianco), que não larga o celular nenhum minuto.
Para Porchat, os personagens são o reflexo do que acontece no ambiente dos famosos. “Estamos expondo situações que são comuns a todos nós que já participamos desse universo. Tem, sim, sátira a todos os personagens, um pouco de exagero na construção. Ao escrever o roteiro, o que fizemos foi jogar holofote no mundo do entretenimento para todos os lugares”.
Thati contou que para incorporar a blogueira se inspirou em personalidades da web. Seu laboratório foi, basicamente, acompanhar redes sociais como Instagram e Snapchat de pessoas do meio. Lobianco afirmou que seu personagem é exatamente o contrário de sua personalidade. “Quero sempre perceber as pessoas, observá-las e trocar experiências com elas. O Ulisses está sempre esquecendo o mundo a sua volta”.
O longa-metragem conta, ainda, com a participação de Júlia Rabelo e Marcos Veras, atores que ficaram afastados um tempo dos trabalhos do Porta dos Fundos por questões contratuais do Grupo Globo, onde atuam em novelas. “O Porta é minha família artística. Somos uma trupe, mas também temos, paralelamente, nossas carreiras individuais. Não somos fieis profissionalmente, mas temos esse lugar família, com uma química maravilhosa”, explicou a atriz.
Outros detalhes
Para Ian, fazer longa-metragem no Brasil já é uma vitória. Ele afirmou que o trabalho em ‘Contrato Vitalício’ aconteceu mais rápido do que imaginava, já que o roteiro começou a ser escrito há menos de um ano. Como seu parceiro de 15 anos de estrada, Porchat declarou que é gratificante juntar tantos personagens e ver o filme como uma possibilidade real para a trupe. Também fazem parte do elenco do lançamento atores como Antonio Tabet, Gabriel Totoro, João Vicente de Castro e Rafael Portugal.
O diretor disse que o Porta dos Fundos possui outros projetos de filmes para colocar em curso, mas que certamente não haverá continuação de Contrato Vitalício. Quanto à expectativa de público para a estreia da trupe nas telonas, Tabet afirmou que se houver de espectadores no cinema o que o grupo alcança em um vídeo do YouTube, já estarão felizes.

Compartilhe
0
0
Tácila Rubbo

Formada em jornalismo pela Fiam-Faam. Foi trainee de redação do Portal Comunique-se de setembro de 2016 a abril de 2018. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Depois, foi a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Cuidou de produções externas e, claro, produziu notas e reportagens especiais. Desde maio a agosto de 2018, foi analista de social media do Grupo Comunique-se.

Recent Posts

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

23 horas ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

23 horas ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

23 horas ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

23 horas ago

Ella Miami Beach atinge 50% de vendas, sinalizando forte demanda no mercado de North Beach

O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…

23 horas ago

Yubico anuncia a Yubico Enrollment Suite para usuários da Microsoft, uma solução completa para autenticação sem senhas

Usuários corporativos ganham ainda mais segurança contra phishing e adotam a autenticação sem senha desde…

23 horas ago