COMUNICAÇÃO

Pós-verdade e jornalismo profissional são tema do CDN Talks

pós-verdade - cdn talks
(Imagem: Divulgação)

Uma nova edição do CDN Talks – evento promovido pela agência CDN Comunicação, que debate ideias inovadoras do universo digital – traz, em 14 de setembro de 2017, discussão sobre pós-verdade e a importância do profissional jornalista para combater notícias falsas.

O encontro acontece a partir das 19h, na Unibes Cultural, em São Paulo. Participam o editor-chefe do Nexo, Conrado Corsalette, e o pesquisador e doutor em ciências da comunicação Ivan Paganotti, do grupo de pesquisa MidiAto, da Universidade de São Paulo.

“Vamos poder aproximar a reflexão acadêmica e a prática jornalística de um público amplo que, desde a eclosão da crise das notícias fraudulentas nos últimos meses, renovou sua percepção sobre a necessidade de ter acesso a informações relevantes e apuradas”, diz Paganotti.

No evento, além de discutir tópicos como os fatores que permitiram a ascensão dos sites de notícias falsas e as razões pelas quais esses sites encontram leitores, o pesquisador espera destacar a importância das agências de checagem e de outros novos meios de comunicação que têm qualificado o debate público.

“É crucial ter contato com a experiência de veículos extremamente relevantes, rigorosos e ponderados como o Nexo”, ele afirma.

O pesquisador, que tem participado de eventos sobre o assunto, ainda diz que encontros como esse são importantes porque rompem com as barreiras de eventos tradicionais, podendo trazer mais diversidade e ter resultados realmente acessíveis.

“Particularmente para os jornalistas, que têm esse papel tão importante de mediar os discursos da ciência, do poder, da economia e da cultura para um público amplo, é necessário refletir sobre as limitações de seu trabalho, identificando o que pode ser feito para evitar que as notícias fraudulentas continuem em ascensão”, diz.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar, é preciso confirmar presença até 13 de setembro pelo e-mail cdn.comunicacao@edu.com.br.

O CDN Talks é realizado pela CDN Comunicação em parceria com a Unibes Cultural. Na edição anterior, em que também tratou do tema da pós-verdade, o encontro trouxe as jornalistas Tai Nalon, de Aos Fatos, e Pedro Burgos, da Gazeta do Povo.

Serviço

CDN Talks: a pós-verdade a importância do profissional jornalista

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré – São Paulo, SP

14 de setembro, às 19h

Inscrições por e-mail: cdn.comunicacao@edu.com.br

SOBRE O AUTOR

Abraji

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

COMENTAR

COMENTAR