Pós-verdade e jornalismo profissional são tema do CDN Talks

Uma nova edição do CDN Talks – evento promovido pela agência CDN Comunicação, que debate ideias inovadoras do universo digital – traz, em 14 de setembro de 2017, discussão sobre pós-verdade e a importância do profissional jornalista para combater notícias falsas.

O encontro acontece a partir das 19h, na Unibes Cultural, em São Paulo. Participam o editor-chefe do Nexo, Conrado Corsalette, e o pesquisador e doutor em ciências da comunicação Ivan Paganotti, do grupo de pesquisa MidiAto, da Universidade de São Paulo.

“Vamos poder aproximar a reflexão acadêmica e a prática jornalística de um público amplo que, desde a eclosão da crise das notícias fraudulentas nos últimos meses, renovou sua percepção sobre a necessidade de ter acesso a informações relevantes e apuradas”, diz Paganotti.

No evento, além de discutir tópicos como os fatores que permitiram a ascensão dos sites de notícias falsas e as razões pelas quais esses sites encontram leitores, o pesquisador espera destacar a importância das agências de checagem e de outros novos meios de comunicação que têm qualificado o debate público.

“É crucial ter contato com a experiência de veículos extremamente relevantes, rigorosos e ponderados como o Nexo”, ele afirma.

O pesquisador, que tem participado de eventos sobre o assunto, ainda diz que encontros como esse são importantes porque rompem com as barreiras de eventos tradicionais, podendo trazer mais diversidade e ter resultados realmente acessíveis.

“Particularmente para os jornalistas, que têm esse papel tão importante de mediar os discursos da ciência, do poder, da economia e da cultura para um público amplo, é necessário refletir sobre as limitações de seu trabalho, identificando o que pode ser feito para evitar que as notícias fraudulentas continuem em ascensão”, diz.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar, é preciso confirmar presença até 13 de setembro pelo e-mail cdn.comunicacao@edu.com.br.

O CDN Talks é realizado pela CDN Comunicação em parceria com a Unibes Cultural. Na edição anterior, em que também tratou do tema da pós-verdade, o encontro trouxe as jornalistas Tai Nalon, de Aos Fatos, e Pedro Burgos, da Gazeta do Povo.

Serviço

CDN Talks: a pós-verdade a importância do profissional jornalista

Unibes Cultural

Rua Oscar Freire, 2500, Sumaré – São Paulo, SP

14 de setembro, às 19h

Inscrições por e-mail: cdn.comunicacao@edu.com.br

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

13 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

13 horas ago