Belo Horizonte, MG 27/2/2018 – Segundo a pesquisa, 34% das organizações destacaram a gestão eficiente como o fator mais importante para a sobrevivência de um negócio.
O caminho para o sucesso empresarial envolve diversas atividades que precisam ser bem desenvolvidas e organizadas. Os gestores têm papel fundamental nesse sucesso e precisam possuir competências específicas de diversos segmentos para alcançar os resultados esperados.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, chamada “Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida”, a falta de gestão é uma das principais causas de mortalidade de empresas do Brasil. Segundo a pesquisa, 34% das organizações destacaram a gestão eficiente como o fator mais importante para a sobrevivência de um negócio.
O descontrole e falta de organização são as principais causas para a perda de vendas e de dinheiro em uma empresa. A má gestão de estoque, por exemplo, pode causar inúmeros problemas aos negócios e normalmente ela é uma consequência da falta de conhecimento do gestor.
“O controle de estoque ainda não é uma preocupação para muitas empresas, o que é um erro, já que a falta de organização e eficiência pode gerar prejuízos importante para o negócio”, diz Ronei Marques, CEO da statup mineira GestãoClick.
O estoque é um dos setores mais importantes para qualquer empresa e o gerenciamento dos produtos pode representar um enorme desafio para o gestor. No caso de empresas de varejo, que vendem seus produtos diretamente para o consumidor, ter um estoque organizado e com produtos certos é essencial para evitar o desperdício e aumentar a lucratividade do negócio.
Descontrole do estoque é comum no varejo
O problema é muito comum entre as pequenas e médias empresas do varejo. Os gestores culpam a falta de tempo ou o desconhecimento de ferramentas que possam auxiliar nessa tarefa, mas esse é um grande risco para o negócio, tanto de sofrer desvios de mercadorias como de investir em produtos indevidos e acabar ficando com o dinheiro parado.
“O estoque tem influência direta nas compras da empresa. Quando são efetuadas compras em excesso existe o risco de perda de validade ou dos produtos encalharem nas prateleiras. E se produtos forem comprados em menor quantidade pode causar perda de vendas”, explica Ronei Marques.
Já quando existe um controle de estoque eficiente é possível identificar os produtos que têm maior saída e merecem mais investimento. A empresa consegue acompanhar as vendas e identificar os produtos que saem mais, e também aqueles que estão encalhados, impactando o dinheiro investido, e pode criar estratégias para resolver a questão como liquidações, por exemplo.
Software de gerenciamento de estoque pode ajudar
Para as empresas que se identificam com essa situação e sabem que precisam organizar melhor seus produtos uma boa saída é utilizar um software de gestão de estoque integrado, como o GestãoClick.
“O uso de um sistema de gestão de estoque integrado proporciona muito mais agilidade às vendas e também registra importantes informações sobre os produtos armazenados”, diz o CEO da GestãoClick.
Uma das grandes vantagens de utilizar um sistema de controle de estoque é a automação dos registros. Com a integração entre os sistemas a informação é automaticamente repassada entre os módulos de venda, estoque, compras e financeiro, facilitando o acompanhamento e reduzindo as possibilidades de erros ou retrabalho.
“Esse sistema é ideal para empresas que possuem grandes quantidades de estoque e gastam muito tempo fazendo esse controle de forma manual ou, principalmente, não têm qualquer tipo de controle por não ter tempo”, afirma Ronei Marques.
Os sistema ERP online são ferramentas essenciais para as empresa já que oferecem diversos módulos que facilitam o dia a dia das empresas. Além disso, possuem valores reduzidos, ótimo custo-benefício e que cabem no orçamento dos negócios.
O software de gestão empresarial ainda garante a segurança das informações com backups automáticos diários, atualização gratuita e acessibilidade através do seu armazenamento em nuvem.
Sobre o GestãoClick
GestãoClick é o sistema de gestão empresarial homônima, uma startup de Belo Horizonte (Minas Gerais) que integra a Associação Brasileira de Start Ups e o San Pedro Valley). A empresa apostou todas as fichas na criação de um sistema flexível, 100% online e na nuvem e com interface amigável e inteligente (inclusive com uma espécie de wizzard/tutorial que ensina o usuário dentro do próprio sistema). A participação do GestãoClick no mercado tem crescido de forma sustentável desde sua criação em 2014.
Website: https://gestaoclick.com.br/
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente