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Projeto Credibilidade chega ao Brasil. E você pode participar do lançamento

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Trata-se da versão brasileira do Trust Project. Interessados podem participar do evento de lançamento do Projeto Credibilidade. Encontro será realizado dia 8 de maio, em São Paulo.

Estão abertas as inscrições para o evento de lançamento do Projeto Credibilidade. Ele será a versão brasileira do Trust Project, consórcio de veículos que por meio da transparência busca alcançar a qualidade e credibilidade do trabalho jornalístico. O encontro está programado para quarta-feira, 8, das 9h às 12h30. O campus da Unesp na Várzea da Barra Funda, em São Paulo, servirá como sede para o lançamento. Interessados podem se inscrever por meio de formulário online.

No evento de lançamento estarão presentes a diretora do Trust Project, Sally Lehrman; a presidente do Instituto do Desenvolvimento do Jornalismo (Projor), Angela Pimenta; o jornalista e professor Carlos Eduardo Lins da Silva; e Daniel Bramatti, presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O evento marcará a adoção por veículos brasileiros de três dos oito indicadores de credibilidade. Entre os parâmetros definidos pelo Projeto Credibilidade estão a transparência de financiamento, dos responsáveis por uma reportagem e a comunicação com a audiência.

No Brasil, o consórcio do Projeto Credibilidade é formado por 17 entidades, que incluem jornais, agências de checagem, revistas e a Abraji. A lista completa de membros está disponível no site. Por meio do sistema de indicadores de credibilidade, o projeto visa “colocar nas mãos do usuário a decisão do quanto de credibilidade ele reputa a determinado veículo”, descreve Angela Pimenta, presidente do Projor, que coordena o Trust Project brasileiro em parceria com a Unesp.

Projeto visa “colocar nas mãos do usuário a decisão do quanto de credibilidade ele reputa a determinado veículo”

Segundo Angela Pimenta, a ideia é que o sistema de indicadores (disponível aqui) “seja amigável e ajude o usuário de notícias a entender o que está por trás do conteúdo”. Assim como tabelas nutricionais ajudam as pessoas a entenderem como é feito e do que é feito um alimento, os indicadores buscam dar transparência ao processo de seleção, apuração e produção das notícias.

projeto credibilidade
(Imagem: divulgação)

No entanto, o Projeto Credibilidade não é uma certificação dos veículos ou do conteúdo que eles produzem. Ao contrário de agências de checagem, que verificam a autenticidade de notícias, o projeto tem como objetivo criar padrões de transparência a serem seguidos pelos membros do consórcio, ainda que parcialmente. Com isso, os próprios usuários podem fiscalizar as notícias que consomem.

O jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva destaca que o jornalismo tem sofrido ataques que frequentemente não são baseados em fatos e afetam a credibilidade dos veículos. “A maneira de combater essa perda de credibilidade é tentar fazer o máximo possível para manter uma boa qualidade do produto e demonstrar para a sociedade que muitos desses ataques são oriundos de pessoas, entidades e organizações que estão mentindo e tentando minar uma das bases da democracia que é o jornalismo independente.”

Pimenta também destaca a importância do jornalismo para a democracia e afirma que o Projeto Credibilidade busca esclarecer que “o jornalismo não está acima de ninguém”. “Ele fiscaliza o poder e também precisa ser fiscalizado”, argumenta.

Serviço

O quê?
Lançamento do Projeto Credibilidade

Quando?
8 de maio, das 9h às 12h30

Como participar?
Inscrições disponíveis no formulário online

Onde?
Auditório do Instituto de Física Teórica da Unesp
(Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Várzea da Barra Funda – São Paulo/SP)

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Por Natália Silva.

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Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

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