COMUNICAÇÃO

Projeto obriga imprensa a identificar imagens retocadas

imagens retocadas - projeto de lei
Deputado quer que veículos informem se a imagem utilizada foi editada (Imagem: reprodução/Freestock)

Segundo deputado, o objetivo é evitar que imagens retocadas (ou alteradas) sejam tidas como verdadeiras, induzindo as pessoas a adotar um modelo de beleza como ideal

A Câmara analisa o Projeto de Lei 9077/17, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), que torna obrigatório inserir a expressão “fotografia retocada” em imagens de pessoas que passarem por processo de edição para serem usadas em revistas, jornais ou materiais publicitários.

Segundo Floriano, o objetivo é evitar que imagens retocadas (ou alteradas) sejam tidas como verdadeiras, induzindo as pessoas a adotar um modelo de beleza como ideal.

“O exemplo mais notório é o do aplicativo Photoshop (editor de imagens), que permite ao usuário, modificar fotografias. Esse aplicativo é muito usado em imagens de mulheres, alterando medidas do corpo, o tom da pele, eliminando rugas, manchas e levando o leitor a criar uma ideia de perfeição”, diz Floriano, acrescentando que na França essa medida já é adotada.

floriano francisco - projeto de lei - imagens retocadas
Floriano Francisco: “adolescentes são facilmente influenciados por padrões de beleza explorados na mídia. Nunca é demais zelar pela saúde desses jovens” (Imagem: Arte/Secom)

Tramitação

O projeto será analisado conclusivamente pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta

***** ***** ***** ***** *****

Reportagem: Murilo Souza
Edição: Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Agência Câmara Notícias’.

SOBRE O AUTOR

Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se