Projeto permite que TV paga distribua conteúdo na internet

O projeto altera a Lei da TV Paga. A lei estabelece uma rígida separação entre as atividades de produção, programação, empacotamento e distribuição de conteúdo

O Projeto de Lei 4292/19 equipara as TVs pagas às empresas que prestam serviço de provimento de conteúdos idênticos aos distribuídos por essas TVs, independentemente da tecnologia utilizada para isso. A proposta, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), tramita na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, a equiparação valerá para as empresas que prestam serviço de provimento de conteúdos na forma de pacotes ou de canais, por meio de qualquer tecnologia, excetuadas as obrigações de prestadoras de serviços de telecomunicações que dão suporte ao provimento.

Leia mais:

O projeto altera a Lei da TV Paga (lei 12485/11). A lei estabelece uma rígida separação entre as atividades de produção, programação, empacotamento e distribuição de conteúdo para assinantes.

Paulo Teixeira apresentou o projeto em razão de fato recente de determinado canal de programação ter passado a distribuir diretamente seu conteúdo na internet, como se não fosse serviço de acesso condicionado (SeAC), sem atender as regras da Lei da TV Paga.

paulo teixeira - lei da tv pagapaulo teixeira - lei da tv paga
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Parlamentar citou caso de replicação do conteúdo. (Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

“No caso, tratava-se da perfeita replicação do conteúdo programado e distribuído por empresa de SeAC. A nosso ver, o fato de o conteúdo ter sido distribuído por meio da internet não o descaracteriza como SeAC”, argumentou o parlamentar.

Segundo Teixeira, a exceção prevista no projeto se refere às obrigações de prestadoras de serviços de telecomunicações que dão suporte ao provimento do serviço que distribui o canal, como o serviço de comunicação multimídia. “Do contrário, seria de responsabilidade dessas empresas os problemas na distribuição que dissessem respeito apenas à camada de infraestrutura, que provê o acesso à internet.”

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

***** ***** ***** ***** *****

Reportagem: Noéli Nobre
Edição; Wilson Silveira

Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Solidus Labs revela Conformidade Baseada em Agentes: um novo modelo para operações de vigilância comercial

Solidus Labs, o definidor de categoria em vigilância comercial e monitoramento de risco para classes…

10 horas ago

Textron Aviation anuncia pedido de frota para até 12 jatos executivos Cessna Citation da Aerolíneas Ejecutivas

A Textron Aviation anunciou hoje que firmou um contrato de compra com a Aerolíneas Ejecutivas…

10 horas ago

Boomi reconhecida como líder pela 11ª vez no Gartner® Magic Quadrant™ de 2025 para Plataforma de Integração como Serviço

A Boomi acredita que sua liderança em IA, gerenciamento de APIs e avanços em gerenciamento…

1 dia ago

CCM Biosciences anuncia apresentação de dados sobre seu primeiro programa de medicamentos para AML na ASCO 2025

O programa de medicamentos para AML da empresa tem foco tanto na AML recém-diagnosticada como…

1 dia ago

CCM Biosciences anuncia apresentação de dados sobre seu primeiro programa de medicamentos para NSCLC na ASCO 2025

O programa de medicamentos para NSCLC da empresa visa superar a resistência mutacional e não…

1 dia ago