Projeto permite que TV paga distribua conteúdo na internet

O projeto altera a Lei da TV Paga. A lei estabelece uma rígida separação entre as atividades de produção, programação, empacotamento e distribuição de conteúdo

O Projeto de Lei 4292/19 equipara as TVs pagas às empresas que prestam serviço de provimento de conteúdos idênticos aos distribuídos por essas TVs, independentemente da tecnologia utilizada para isso. A proposta, do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), tramita na Câmara dos Deputados.

Pelo texto, a equiparação valerá para as empresas que prestam serviço de provimento de conteúdos na forma de pacotes ou de canais, por meio de qualquer tecnologia, excetuadas as obrigações de prestadoras de serviços de telecomunicações que dão suporte ao provimento.

Leia mais:

O projeto altera a Lei da TV Paga (lei 12485/11). A lei estabelece uma rígida separação entre as atividades de produção, programação, empacotamento e distribuição de conteúdo para assinantes.

Paulo Teixeira apresentou o projeto em razão de fato recente de determinado canal de programação ter passado a distribuir diretamente seu conteúdo na internet, como se não fosse serviço de acesso condicionado (SeAC), sem atender as regras da Lei da TV Paga.

O deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Parlamentar citou caso de replicação do conteúdo. (Imagem: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

“No caso, tratava-se da perfeita replicação do conteúdo programado e distribuído por empresa de SeAC. A nosso ver, o fato de o conteúdo ter sido distribuído por meio da internet não o descaracteriza como SeAC”, argumentou o parlamentar.

Segundo Teixeira, a exceção prevista no projeto se refere às obrigações de prestadoras de serviços de telecomunicações que dão suporte ao provimento do serviço que distribui o canal, como o serviço de comunicação multimídia. “Do contrário, seria de responsabilidade dessas empresas os problemas na distribuição que dissessem respeito apenas à camada de infraestrutura, que provê o acesso à internet.”

Tramitação

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

***** ***** ***** ***** *****

Reportagem: Noéli Nobre
Edição; Wilson Silveira

Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Tecnotree colabora com a People+AI para promover a infraestrutura do Open Cloud Compute e a padronização da IA

A Tecnotree, uma plataforma digital global e líder de serviços para IA, 5G e tecnologias…

7 minutos ago

Centros comerciais buscam melhorias em segurança e experiência para os clientes

A sociedade está imersa na era digital e a constante evolução da tecnologia desempenha papel…

2 horas ago

Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

  O comércio eletrônico de moda continua numa crescente, com projeções de que as vendas…

2 horas ago

Comércio online de roupas oferece conveniência e atrai venda

Consumidores compram itens de vestuário com frequência e possuem marcas preferidas.

2 horas ago

Gestor de tráfego pago pode impulsionar vendas e visibilidade no mundo digital

O tráfego pago é um dos principais métodos usados com o propósito de aumentar o…

2 horas ago

Importância do Serviço Social no Brasil é tema de evento promovido pela FAEP

Levantamento realizado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PPGDH)…

3 horas ago