Portal Comunique-se

Proposta obriga divulgação do Disque 180 em conteúdos sobre violência contra a mulher

nutra brasil - topo mega banner

Projeto de Lei é de autoria de deputada federal do Psol do Rio de Janeiro. Proposta é fazer que veículos de comunicação divulguem o Disque 180. Número é disponibilizado para orientar sobre violência contra a mulher

O Projeto de Lei 877/19 torna obrigatória a divulgação do Disque 180 em toda as notícias, programação audiovisual e outras informações sobre violência contra a mulher exibidas em serviços de rádio, TV, portais, blogs e jornais na internet e programação audiovisual. A obrigação valerá para serviços gratuitos e pagos.

Pelo texto, a mensagem de divulgação deverá ter o seguinte teor: “Se você sofre ou conhece alguma mulher que sofra violência, ligue gratuitamente 180, disponível 24 horas, todos os dias do ano”.

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta insere as medidas na lei que criou o Disque 180 (Lei 10.714/03). O número telefônico é disponibilizado pelo governo para orientar sobre violência contra a mulher.

Maior divulgação

Autora da proposta, a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) ressalta que dados divulgados pelo próprio serviço em 2018 mostram que a cada 4 minutos o Ligue 180 recebe uma denúncia de violência contra a mulher.

“A ampla divulgação do serviço para a sociedade representa a garantia do direito à vida e à integridade física de milhares de mulheres de uma forma pedagógica, conscientizando a sociedade sobre a gravidade do problema e ampliando o conhecimento sobre os serviços disponíveis”, disse a parlamentar fluminense.

taliria petrone - projeto de lei - disque 180 - violencia contra mulher - foto de michel jesus
Talíria Petrone: a cada 4 minutos o Ligue 180 recebe uma denúncia de violência contra a mulher (Imagem: Michel de Jesus/Câmara dos Deputados)

Fiscalização

Pelo texto, será responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a fiscalização e verificação das medidas pelos prestadores dos serviços. O órgão também deverá dispor sobre a aplicação de sanções para a infração à lei, caso aprovada.

Tramitação

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

***** ****** ***** ***** *****

Reportagem: Lara Haje
Edição: Rachel Librelon

Compartilhe
0
0

Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

nutra brasil - topo mega banner