Uncategorized

Quais são as emissoras de rádio mais ouvidas na Grande São Paulo?

rádio - grande são paulo - tabela - cheni - capa
(Imagem: reprodução)

Com dados do Ibope, o colunista Anderson Cheni mostra quais são as emissoras de rádio com maiores índices de audiência na Grande São Paulo

Saiu o mais recente Ibope do rádio da Grande São Paulo. Desta vez, a coluna comparou a audiência do último trimestre (agosto-outubro), com a registrada no período anterior (julho-setembro). Sim, alguns meses aparecem nas duas aferições.

Com os resultados, pode-se observar alguns pontos na audiência geral, AM e FM. O detalhe fica por conta da “intrusa” Rádio Capital. A emissora que vem crescendo de forma significativa na audiência do rádio na região é a única AM no TOP 10. No último trimestre, ela conquistou mais uma posição, ganhando mais de 10 mil ouvintes. Chegou a deixar para trás a Metropolitana FM, por exemplo.

O Top 10 segue com a Band FM na ponta, mesmo sofrendo queda de audiência. No geral, a maioria das emissoras teve baixa. O ranking do Ibope segue com Nativa, Transcontinental, Alpha, Gazeta, Capital, Metropolitana, 105, 89 e “não lembram ou não sabem” na décima colocação.

Audiência AM na Grande São Paulo

Depois da Capital, a AM mais ouvida no geral – de segunda a sexta-feira, das 6h às 19h – é a Rádio Globo. A emissora do Grupo Globo aparece na 27ª colocação, caindo ainda mais em comparação com a aferição anterior. O canal novo da Rádio Globo em FM saiu da 46ª para a 40ª colocação, com variação de 2.337 ouvintes.

Novamente fica clara a opção pelo segmento popular, já que entre as 10 mais ouvidas, seis emissoras são do segmento, com uma “sênior” e outra voltado ao universo rock completando a lista.

Rádio jornalístico

Dentro da amostragem das emissoras jornalísticas, a BandNews Fm subiu e aparece colada na CBN. Pela variação do Ibope, há, praticamente, um empate técnico. Depois, figuram Bandeirantes FM e Jovem Pan AM. A Jovem Pan FM está na 16ª colocação, mas alterna a programação musical, com talk shows e jornalismo – por isso, não aparece na divisão. O mesmo acontece com a Eldorado FM. O veículo, que segue entre as menos ouvidas, tem programação de que mescla música e jornalismo.

Confira o ranking:

rádio - grande são paulo - tabela - cheni
(Imagem: reprodução/Cheni no Campo)
rádio - grande são paulo - tabela - cheni 2
(Imagem: reprodução: Cheni no Campo)

SOBRE O AUTOR

Anderson Cheni

Anderson Cheni

Jornalista. Editor do blog Cheni no Campo, página que está no ar há mais de 10 anos. Apresentador da RIT TV e narrador esportivo do Portal Terra e da Enterplay TV. Proprietário da Cheni no Campo, empresa especializada em locução, narração esportiva e producão de eventos corporativos. Com mais de 20 anos de atuação na cobertura esportiva, soma passagens por emissoras de rádio de Mato Grosso e Capivari (SP). Em São Paulo, trabalhou nas rádios Record, Capital, Globo e CBN e nas TVs Sky e Rede Brasil. Foi editor-chefe do extinto jornal O Fiel.

3 Comentários

COMENTAR