Em artigo para o Portal Comunique-se, Almir Rizzatto comenta sobre os melhores momentos para fazer publicações nas redes
Você também tem curiosidade em saber quais os melhores dias e horários para postar nas redes sociais? É muito provável que sim. Esta, aliás, é uma das perguntas que mais me fazem desde que comecei a ministrar treinamentos na área digital, em 2016.
E a resposta para essa questão é: depende. Isso mesmo. Depende de uma série de fatores, principalmente porque, em alguns casos, o público de cada nicho tem comportamentos muito distintos nas redes, como os horários de acesso. Sem falar que há particularidades também em cada mídia.
Talvez você já tenha visto alguma notícia cravando os melhores dias e horários para postar nas redes. Vira e mexe eu também me deparo com isso. Mas o que acontece é que esses levantamentos levam em consideração uma média de mercado. Ok, interessante, mas será que é útil para o seu negócio ou para o seu cliente?
Leia mais:
- 5 tipos de conteúdo para gerar leads – por Almir Rizzatto
- Hospício Brasil ou Brasil, hospício de todos? – por Marli Gonçalves
Muitas pesquisas apontam que um bom horário é às 11h. Então como fica se o seu público-alvo é formado por profissionais que, neste período, estão completamente imersos em seus trabalhos? Você vai postar mesmo assim só porque é o horário de pico? Não é muito inteligente. Sem falar que, indo junto com todo mundo, você terá um alcance orgânico ainda menor que o já habitual.
Portanto, o que você precisa fazer é testar diferentes dias e horários e, depois, analisar as métricas das suas redes. Cada rede social traz essas informações bem detalhadas (no Instagram é preciso ter a conta profissional), sem falar nas inúmeras ferramentas de gestão, que compilam os dados de todas as mídias de forma muito prática.
Só conhecendo bem a sua persona, inclusive os hábitos e preferências dela, você conseguirá fazer um trabalho efetivo nas redes.