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Quem sai ganhando: Google Adwords ou SEO?

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Quando se fala em ranqueamento no Google, vários termos podem gerar certa confusão entre si. Os principais deles são Google Adwords e SEO (Search Engine Optimization).

Se eles estão relacionados a um mesmo assunto, qual a diferença que existe? O que significam de fato? Qual o melhor recurso para seu negócio agora? Em que momento é importante usar Google Adwords ou SEO, ou ambos?

Você vai aprender muito mais, a partir de agora, sobre esses dois conceitos. Conhecerá suas maiores utilidades, bem como eficiências, diferenças e similaridades. Sabendo a teoria, é bem mais fácil partir para a prática e atingir seus objetivos.

Google Adwords

Certamente você já realizou alguma pesquisa no Google, se é que não faz isso diariamente. Há uma lista de links que buscam atender à procura solicitada, com os primeiros deles em destaque. Chamados de links patrocinados, eles são realizados por meio do Adwords.

Nesse mecanismo, você determina como e quando seu anúncio estará nesses links na primeira página de busca. Escolhe os termos por meio dos quais seu site será encontrado, assim como locais e horários de visualização do seu anúncio.

Vale lembrar que, nessa modalidade, você paga por clique, ou seja, pelas visitas que seu site recebe.

O Google tem sistema muito inteligente, que detecta quaisquer tentativas de enganá-lo. Por exemplo, você relaciona o site de seu negócio digital com notícia de celebridades. São dois assuntos totalmente diferentes, e nada funcionará.

Para saber mais detalhes sobre o Google Adwords, leia este texto e tenha mais informações.

SEO (Search Engine Optimization)

Essa estratégia também visa o melhor ranqueamento nas buscas do Google, porém, diferentemente do Google Adwords, é orgânica, ou seja, não é paga.

Os links resultados da pesquisa orgânica aparecem logo abaixo dos anúncios, começando ainda na primeira página. A ordem de aparecimento é por meio de análise do próprio Google, em processo totalmente automatizado. Dessa maneira, de acordo com a busca, é determinado o nível de relevância de um site de acordo com a palavra-chave usada.

Como fazer então para que um link apareça entre os primeiros resultados de pesquisa do Google? É justamente isso que um bom trabalho de SEO faz. São realizadas as seguintes ações:

  • URL com a palavra-chave;
  • Meta descrição (os pequenos textos que aparecem abaixo do link na pesquisa do Google);
  • Heading tags (categorização de informações por meio de subtítulos, como h1, h2, h3 e outros);
  • Links entre páginas, de um mesmo site ou não;
  • Imagens com títulos que tenham a palavra-chave.

Muitas técnicas são usadas para que o Google considere o link como relevante.

O que é melhor: SEO ou Google Adwords?

Agora que você já tem mais conhecimento sobre as duas ferramentas, é possível compará-las e verificar qual delas é a mais vantajosa para divulgar o seu negócio na internet.

Tanto o Google Adwords quanto o SEO fazem parte do SEM (Search Engine Marketing) e têm um único objetivo: fazer com que um link ou um site esteja mais visível na internet. No entanto, eles têm algumas diferenças.

Para começar, a abrangência de cada ferramenta é diferente. O Google Adwords é mais restrito ao próprio Google, como o próprio nome diz, ao passo que o SEO vale para todos os mecanismos de busca, como Yahoo e Bing, entre outros.

No entanto, os anúncios do Adwords podem aparecer em outros sites. Já a estratégia de SEO é exclusiva dos sites de pesquisa.

Quando se fala dos custos, como já mencionado, o Adwords exige mais investimento, pois há o pagamento do anúncio e da equipe ou profissional para implementá-lo. O SEO é gratuito, tendo apenas o custo com a sua implantação, no caso de contratação de pessoas para tal ação.

No que se refere à durabilidade, o SEO é definitivo, enquanto o anúncio do Google Adwords tem tempo determinado pelo pagamento da veiculação da propaganda.

Tanto o Adwords quanto o SEO baseiam-se no uso de palavras-chave. Porém, o primeiro permite o uso de vários termos simultâneos, permitindo um alcance maior dos anúncios. O segundo, por sua vez, é concentrado em apenas um.

Ao analisar as características de cada ferramenta, é possível escolher uma e definir qual é a melhor, certo? Sim, mas não de forma objetiva e válida para todos os tipos de negócio.

SEO e Google Adwords podem ser usados simultaneamente, o que aumenta ainda mais as possibilidades de divulgação de seu site na internet. Porém, se você precisa economizar recursos financeiros, o melhor é apostar no SEO, pelo menos nesse período.

No entanto, se julgar necessário, porque está no início de suas atividades (logo, precisa construir reputação e autoridade) e/ou tem verba exclusiva para anúncios, aposte em uma campanha no Adwords.

À medida que seu empreendimento se torna conhecido e tem uma clientela, ele já é buscado na web naturalmente. Por isso, campanhas no Adwords podem não ser mais imprescindíveis a partir de determinado momento.

Entretanto, você pode voltar a usá-lo, mas não para fazer anúncios de seu negócio como um todo. A prioridade, agora, poderá ser divulgar um lançamento de um produto ou serviço.

O mais importante de tudo, independentemente do recurso a ser utilizado, é a empresa estar na internet. Com a relevância dos dispositivos móveis atualmente, seu negócio precisa ser encontrado em uma simples busca na internet.

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Texto produzido pela equipe do Markeninja.

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