OPINIÃO

Quer aprender mais? Escute quem é diferente

diferente - lygia pontes
(Imagem: reprodução)

“Podemos ser cada vez melhor apenas ouvindo quem possui uma cultura, uma realidade, uma história diferente da nossa”. Palavras da comunicadora Lygia Pontes, articulista-parceira do Portal Comunique-se

Recentemente, tive a oportunidade de visitar o The Field Museum. Situado em Chicago, nos Estados Unidos, o museu de história natural abriga o maior fóssil de tiranossauro já encontrado, com 12m de comprimento e 4m de altura. Mas o que mais impressiona muita gente é a possibilidade de visitar diversos povos do mundo de um só lugar.

Enquanto caminhava pelas áreas dedicadas à África, às Américas etc, eu me dei conta de como uma cultura influencia a outra e que muito do que fazemos e conhecemos hoje vem de povos que já não existem mais, infelizmente. Saí do museu com uma sensação muito boa e não apenas por tudo o que vi. Mas sim por perceber que podemos ser cada vez melhor apenas ouvindo quem possui uma cultura, uma realidade, uma história diferente da nossa.

mailing-imprensa-cse
Anúncio

Para que isso funcione, precisamos realmente ouvir, algo cada vez mais difícil em nosso dia a dia. Quem me ajuda muito nessa tarefa é a autora do livro Como ter um dia ideal, Caroline Webb. Entre muitos conceitos apresentados por ela para criarmos relacionamentos melhores, escutarmos o que os outros têm a nos dizer e, assim, aprendermos mais, destaco a “Escuta Extrema”, de Nancy Kline. Essa teoria diz que precisamos criar o melhor espaço possível para a outra pessoa pensar de forma eficaz no problema, no assunto. Ela aumenta o sentimento de autonomia e competência do outro, que consegue refletir mais e compartilhar o que realmente importa.

E para colocar a escuta extrema em prática, podemos seguir os seguintes pontos:

  • Lembrar que o assunto falado não é sobre a gente
  • Deixar o outro escolher o assunto e não interromper
  • Manter o contato visual
  • Não deixar o outro parar de falar. Para isso, podemos pedir para a pessoa falar mais sobre o assunto

Faça um teste por alguns dias e veja como essa prática pode trazer muitos benefícios a você, como aumentar o seu repertório e também a possibilidade de construir melhores relacionamentos, algo tão fundamental nos dias de hoje, na vida pessoal e profissional.

Leia mais:

Tags

SOBRE O AUTOR

Lygia Pontes

Lygia Pontes

Relações Públicas formada pela USP e com especialização em administração de empresas pela FGV. Também é analista comportamental pela metodologia DISC. Depois de anos trabalhando em empresas de diversos segmentos e em diferentes áreas da comunicação, fundou a Lygia Pontes Consultoria, onde atua como advisor, consultora e palestrante em felicidade profissional e eficiência. Auxilia empresas e pessoas a alcançarem seus objetivos por meio de metodologia exclusiva apoiada nos pilares do sucesso profissional: comportamento, comunicação e gestão. Também atua na Mútua Parcerias Corporativas, assessorando agências de comunicação e empresas de diversos setores a estabelecerem parcerias consistentes.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR