Audiência

Rádio Nacional fecha 2021 com audiência em alta

Em dezembro de 2021, a nova programação impulsionou a audiência da Rádio Nacional, e a emissora conseguiu o melhor desempenho do ano. O resultado coincide com a estreia da grade diária e o lançamento de conteúdos com um perfil que privilegia os talentos da moderna música brasileira.

Leia mais:

A Nacional obteve o melhor desempenho mensal do ano considerando o alcance médio de ouvintes do mês na aferição de dezembro. O percentual representa um acréscimo de 23% na audiência quando o índice é comparado à média dos demais meses de 2021. Os dados são do Kantar Ibope Media.

A conquista de ótimos números está aliada a novidades na programação no ar desde 6 de dezembro de 2021. Destaque para o estímulo à interação com o público, a valorização de artistas da nova MPB e do pop nacional contemporâneo, as transmissões em rede e as entradas de conteúdos jornalísticos e esportivos.

A repercussão está de acordo com as expectativas do veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Acreditamos que esse aumento da audiência indica uma recuperação do público da rádio e, o melhor, uma aceitação da proposta de renovação e modernização da programação, mostrando a riqueza e diversidade do que os artistas nacionais da atualidade estão produzindo”, avalia o gerente executivo de Rádios da EBC, Luciano Seixas.

A novidade na programação rendeu um crescimento substancial que pode reverberar em outras capitais onde a emissora é transmitida. “Esperamos ainda que este indicativo se efetive também junto às grandes praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife onde é preciso consolidar a marca Nacional através da faixa estendida de FM em 87.1 MHz, o que, por si só, é uma novidade no dial do rádio brasileiro. Temos potencial para ir muito além”, completa Seixas.

#VemOuvir

Entretenimento, esporte, bate-papo e notícias são alguns dos conteúdos que estão no ar pela nova programação da Rádio Nacional. As faixas musicais contemplam gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira.

Personalidades da nova geração que mobilizam o público nas plataformas digitais de streaming ganham espaço nas atrações e na seleção de músicas da rádio. O repertório contempla hits de artistas que repercutem junto aos jovens como banda Melim, Tiago Iorc, Vitor Kley e Duda Beat.

A estratégia de fortalecer a presença digital da emissora é outra iniciativa para incrementar o relacionamento com seus públicos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Nacional ingressa no Instagram e intensifica as transmissões no YouTube.

A rádio também está no Spotify com o perfil “Rádio Nacional”. O espaço disponibiliza playlists com hits atuais e composições segmentadas por gênero. Os fãs também podem ouvir novas playlists com os conteúdos dos programas da emissora.

A participação do público é assegurada através das redes sociais e pelo WhatsApp. Os ouvintes podem interagir em tempo real através mensagens de texto para o número (61) 99989-1201. Os locutores buscam essa integração durante a programação da Nacional.

Transmissões em rede na banda estendida

A consolidação da rede da Rádio Nacional é uma das realizações de 2021. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz em Brasília, a emissora ganhou, em maio, presença em outras quatro capitais brasileiras, na chamada banda estendida, em 87,1 FM, no Rio de Janeiro, que se mantém ainda no AM, e em São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Agora, os conteúdos entram no ar em rede.

Uma das metas da emissora de rádio para 2022 é estender o alcance da rede com a expansão para outras capitais.

*Texto originalmente publicado no site da Agência Brasil.

Compartilhe
0
0
Agência Brasil

Agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras). Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, passou a integrar o sistema público de comunicação.

Recent Posts

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

2 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

2 horas ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

1 dia ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

1 dia ago