(Imagem: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil).
Em dezembro de 2021, a nova programação impulsionou a audiência da Rádio Nacional, e a emissora conseguiu o melhor desempenho do ano. O resultado coincide com a estreia da grade diária e o lançamento de conteúdos com um perfil que privilegia os talentos da moderna música brasileira.
A Nacional obteve o melhor desempenho mensal do ano considerando o alcance médio de ouvintes do mês na aferição de dezembro. O percentual representa um acréscimo de 23% na audiência quando o índice é comparado à média dos demais meses de 2021. Os dados são do Kantar Ibope Media.
A conquista de ótimos números está aliada a novidades na programação no ar desde 6 de dezembro de 2021. Destaque para o estímulo à interação com o público, a valorização de artistas da nova MPB e do pop nacional contemporâneo, as transmissões em rede e as entradas de conteúdos jornalísticos e esportivos.
A repercussão está de acordo com as expectativas do veículo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Acreditamos que esse aumento da audiência indica uma recuperação do público da rádio e, o melhor, uma aceitação da proposta de renovação e modernização da programação, mostrando a riqueza e diversidade do que os artistas nacionais da atualidade estão produzindo”, avalia o gerente executivo de Rádios da EBC, Luciano Seixas.
A novidade na programação rendeu um crescimento substancial que pode reverberar em outras capitais onde a emissora é transmitida. “Esperamos ainda que este indicativo se efetive também junto às grandes praças de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife onde é preciso consolidar a marca Nacional através da faixa estendida de FM em 87.1 MHz, o que, por si só, é uma novidade no dial do rádio brasileiro. Temos potencial para ir muito além”, completa Seixas.
Entretenimento, esporte, bate-papo e notícias são alguns dos conteúdos que estão no ar pela nova programação da Rádio Nacional. As faixas musicais contemplam gêneros nacionais e prestigiam astros que fazem sucesso na nova MPB e no pop contemporâneo do país, além dos clássicos da música brasileira.
Personalidades da nova geração que mobilizam o público nas plataformas digitais de streaming ganham espaço nas atrações e na seleção de músicas da rádio. O repertório contempla hits de artistas que repercutem junto aos jovens como banda Melim, Tiago Iorc, Vitor Kley e Duda Beat.
A estratégia de fortalecer a presença digital da emissora é outra iniciativa para incrementar o relacionamento com seus públicos e alcançar novos ouvintes. Para isso, a Nacional ingressa no Instagram e intensifica as transmissões no YouTube.
A rádio também está no Spotify com o perfil “Rádio Nacional”. O espaço disponibiliza playlists com hits atuais e composições segmentadas por gênero. Os fãs também podem ouvir novas playlists com os conteúdos dos programas da emissora.
A participação do público é assegurada através das redes sociais e pelo WhatsApp. Os ouvintes podem interagir em tempo real através mensagens de texto para o número (61) 99989-1201. Os locutores buscam essa integração durante a programação da Nacional.
A consolidação da rede da Rádio Nacional é uma das realizações de 2021. Além da tradicional frequência FM 96,1 MHz em Brasília, a emissora ganhou, em maio, presença em outras quatro capitais brasileiras, na chamada banda estendida, em 87,1 FM, no Rio de Janeiro, que se mantém ainda no AM, e em São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Agora, os conteúdos entram no ar em rede.
Uma das metas da emissora de rádio para 2022 é estender o alcance da rede com a expansão para outras capitais.
*Texto originalmente publicado no site da Agência Brasil.
Inspirado nos gelatos italianos, bebida recém lançada registra vendas expressivas em menos de 30 dias…
Mais de 275 mil brasileiros buscaram informações sobre remoção de tatuagens. A demanda crescente acompanha…
A Spatial Corp., fornecedora líder de kits de ferramentas de desenvolvimento de software para soluções…
Empresários e executivos do setor de transporte rodoviário de passageiros de todo o Brasil vão…
Fazenda Grotadas A2A2 se dedica a produzir leite baseado na proteína beta-caseína, mais fácil de…
Integração de processos, automação e dados em tempo real podem garantir mais competitividade