Especiais

Reação à pandemia faz Metro Jornal ser destaque internacional

O mercado de mídia enfrenta dificuldades, sobretudo no Brasil. Há meses, o público viu a revista Época ser descontinuada pelo Grupo Globo e conferiu, nesta semana, a decisão da Folha de encerrar o Agora São Paulo. Um veículo de comunicação do país, contudo, foge à regra e, no momento, se destaca positivamente — com direito a destaque internacional. O título em questão atende pelo nome de Metro Jornal.

Leia mais:

Mantida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com a empresa Metro Internacional, a versão brasileira do Metro Jornal existe desde 2007, mas se viu diante da necessidade de se reinventar em meio à pandemia. Em março do ano passado, a publicação suspendeu a circulação da edição impressa na cidade de São Paulo, onde 100 mil exemplares eram distribuídos gratuitamente pelas ruas e avenidas. Isso se deu porque, justamente pelas restrições de circulação impostas pelo combate à Covid-19, o público sumiu — assim como os anunciantes.

Com tal cenário, a possibilidade era a de a marca Metro Jornal deixar de existir de vez no Brasil. No entanto, o que ocorreu foi a superação e a implementação de projetos digitais. A continuação do veículo, mesmo que de modo digital, surpreendeu inicialmente até mesmo a equipe, revela a editora-chefe Ivana Moreira. “Mas, enquanto a direção tentava, às cegas, tomar uma decisão sobre o futuro do negócio (fechar era a alternativa mais provável), resolvemos ‘sobreviver’”, conta a jornalista.

O relato de Ivana está devidamente registrado em artigo desenvolvido a pedido da International News Media Association (Inma), entidade internacional de jornal. No texto, a executiva do Metro Jornal explica que, para “sobreviver” e, mesmo em meio à pandemia, voltar a operar no azul, o papel deu lugar a ações pensadas exclusivamente para o online. Com essa nova estratégia, nasceu, por exemplo, o projeto inicialmente chamado de “Metro em Casa” (hoje rebatizado de “Metro na Tela”). Nada mais era do que as edições diárias enviadas em PDF por e-mail e WhatsApp.

Estávamos começando a inventar não apenas um produto novo, mas uma nova empresa

De acordo com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, o sucesso foi imediato. Em poucas semanas, mais de 20 mil leitores já haviam se cadastrado para continuar a receber — diariamente — o conteúdo do Metro Jornal, que passou a focar no formato digital. “Sem saber, estávamos começando a inventar não apenas um produto novo, mas uma nova empresa”, comemora a editora-chefe.

Digitalização do Metro Jornal foi destaque na Band. (Imagem: Reprodução)

Metro Jornal, um case de sucesso

Atualmente, a versão digitalizada do Metro Jornal é entregue a mais de 50 mil pessoas. E detalhe: o simples PDF deu vez a uma plataforma desenvolvida pela Page Suíte, do Reino Unido. Com isso, a publicação se tornou um case de sucesso aos olhos do Inma. Para a entidade, o título brasileiro passou a ser motivo de inspiração para empresas de mídia espalhadas em todo o mundo. O site do GX Press, da Austrália, enalteceu o trabalho da equipe brasileira.

Versão impressa sob demanda

Com o sucesso do “Metro na Tela”, a versão impressa do Metro Jornal no Brasil deixou de ser o único ativo da marca. O tabloide, no entanto, volta às ruas de forma esporádica, somente quando há anunciantes interessados, reforça o Grupo Bandeirantes de Comunicação. A estratégia de seguir com o impresso em formato sob demanda do mercado publicitário tem dado certo, com ele circulando (e seguindo com a distribuição gratuita) duas ou três vezes por semana.

Estamos cheios de planos para aumentar nossa relevância como veículo de comunicação

Ou seja: se não há anunciante, não há jornal impresso, o que evita custos com gráfica e serviço de distribuição. “E isso mudou tudo”, enfatiza a diretora financeira do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Sara Velloso, que reforça: o Metro Jornal do Brasil voltou a ser um negócio lucrativo. Mais do que isso: os resultados a partir da digitalização são melhores do que os registrados nos anos anteriores da pandemia da Covid-19.

“E estamos cheios de planos para aumentar nossa relevância como veículo de comunicação”, afirma Sara ao lembrar que o próximo ano tende a ser de comemoração para a publicação. Em maio de 2022, o Metro Jornal completará 15 anos de circulação no país.

Versão impressa do Metro Jornal, que só vai às ruas sob demanda de anunciantes. (Imagem: Divulgação)
Compartilhe
4
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Brasileiros no exterior devem se atentar à aposentadoria

Advogada Fabiola Melo explica que há acordos internacionais de previdência social firmados pelo Brasil com…

12 horas ago

Turismo gastronômico integra principais tendências para 2025

A busca por experiências culinárias tem influenciado a escolha de destinos turísticos; diretor comercial da…

12 horas ago

Garín entra na disputa por mercado de gestão de patrimônio

Com atendimento no formato Multi Family Office, empresa se reestrutura após a chegada dos novos…

12 horas ago

Seletiva Adobe Brasil 25 divulga brasileiros na final mundial nos EUA

Aluno do Senac São Paulo, unidade Sorocaba, é vencedor da seleção que avaliou projetos criativos…

12 horas ago

Obras viárias reforçam mobilidade urbana na Grande Belém após entrega de viaduto

Intervenções estruturais integram pacote de investimentos na preparação da cidade para a COP30

12 horas ago

Sicoob UniCentro Br acelera reembolsos em 60 % com Python

O Sicoob UniCentro Br reestruturou seu processo de reembolso com automações inteligentes em Python. A…

12 horas ago